terça-feira, 1 de novembro de 2011

GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS – ABERTURA DO ADVENTO

Oi turminha estive pensando em nossos grupinhos e estou sugerindo um belo grupo para o advento. Tem também a sugestao de uma lembrancinha de natal para ser dada as crianças.

GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS


REFLEXÃO PARA O COORDENADOR: Que bom que nosso ano está chegando ao fim. É tempo de repensarmos nossa vida, de repensarmos nossa caminhada e depositarmos no colo de Jesus. É tempo de espera daquele que “adivir”. É tempo de advento. Devemos renovar nossas esperanças em Cristo Jesus. Vamos incendiar nosso grupinho com o fogo do Espírito Santo e fazer nosso coração desejar ardentemente pelo Menininho Jesus. É uma pena que muitas crianças nessa época do ano só pensam nos presentes e no papai Noel. Vamos em nossos grupinhos incentivar nossas crianças a esperarem pelo rei, pelo nosso salvador, por Jesus o seu melhor amigo.

 ACOLHIDA: Acolha as crianças com amor e alegria. Cante músicas alegres. Reze uma ave Maria e um pai nosso com gestos. Apresente cada criança ao coração de Jesus para que elas tenham um coração semelhante ao dele. Pode-se também começar brincando de com Jesus! Brincando de Com Jesus. Quando você disser “com Jesus” as crianças devem ficar em pé e gritar “oba!” Quando você disser “sem Jesus” as crianças devem sentar-se e dizer “AHHHH!!!” E fazer uma cara triste. Se repetir o sem Jesus deita e fica mais triste ainda. Durante a brincadeira estimule as crianças a entenderem que estar com Jesus é muito legal Com Ele temos paz, alegria, vida nova, esperança e muito amor. Sem Ele temos medo, tristezas, derrotas e angústias. O salário de estarmos sem Jesus é a morte.





EFUSÃO: Mostre as crianças a figura de Maria e do Espírito Santo. Vocês sabiam que Maria foi visitada por um anjo? E ela ficou grávida do menino Jesus por meio do Espírito Santo de Deus. Maria foi a primeira mulher cheia desse Espírito. A vida dela mudou? Sim. Ele viveu em meio a uma comunidade. Quem aqui gostaria, a exemplo de Maria ficar cheio do Espírito Santo? Vamos então pedir que Deus derrame sobre nós esse Espírito e nos encha com seu amor, sua paz....


PREGAÇÃO: Oi amiguinhos que bom que já chegaram, que bom que vieram. Vocês estão felizes? Já sei, é por que o ano está acabando e vai começar logo, logo as férias, acertei? O que está chegando? O natal. O que a gente celebra no natal? O nascimento de Jesus. Quem está doidinho pra esse dia chegar logo? Eu também. Vocês sabiam que esse tempo de expectativa e de espera do natal é importante? Tem até um nome especial: é advento, que significa espera por Jesus que vai chegar.
Deus pai que nos criou olhou lá do céu e viu que nós estávamos precisando de uma grande ajuda. Muita tristeza e coisas erradas estavam acontecendo. Foi então que ele resolveu mandar seu filho Jesus para nos salvar, mas, ele precisava de uma mãe, de uma casa, de um lar para crescer. Podia ser qualquer mãe? Podia ser uma casa feia e toda bagunçada? Não! Deus pai escolheu uma mulher especial para ser a mãe de Jesus. Ela era fiel a Deus, era obediente e disse sim a vontade dele. Maria aceitou ser a mãe de Jesus. (Mostrar uma boneca com uma roupa semelhante a de Maria e colocar nela uma barriga de grávida, se possível com um bebê de massinha ou gesso dentro.) Pronto, Maria estava esperando um bebê, aquele que seria o Salvador. Ele estava sendo gerado ali na sua barriguinha, no seu ventre. Como será que ele estava lá dentro? Bem quentinho e protegido. Era parecido como esse bebezinho aqui. (Tire o bebê da barriguinha da boneca e mostre as crianças.) Olha gente ele já tinha mãozinha, pezinho, o coração já batia. Como Jesus nós também já fomos pequenininhos assim. Para muitos de nós a mamãe cantava, contava histórias e será que a gente ouve dentro da barriga da mamãe. O que vocês sabem sobre isso? (deixe que eles contem para poder serem curados nessa fase da vida) Esse mesmo menininho Jesus quer nascer de novo. De novo?? É. Todo ano no advento Jesus fica pedindo para a gente deixar ele viver em nossas casas, em nossas vidas.É por isso que esse tempo é tão importante. Você tem uma casinha pra ele? Onde? E essa casinha está limpinha? Como você vai preparar para acolhê-lo. Naquela época as pessoas não deixaram Jesus nascer em suas casas e ele nasceu numa manjedoura (mostrar imagem do presépio), não era uma casa grande e enfeitada, mas era um lugar cheio de amor. Hoje ele quer nascer no seu coração, você deixa? Para isso temos que prepará-lo. Sabem como mantendo firme na oração e tirando todo o pecado de dentro dele. Vamos contar pra Jesus que hoje nós tomamos a decisão de deixar ele morar em nós. Conduzir um momento de oração convidando Jesus para nascer.: Jesus aqui sou eu .......(falar o nome) eu quero te apresentar meu coração como morada. Eis aqui tua casinha. Ela ainda está suja Senhor mas quero me comprometer a arrumá-la para te esperar. Quero muito que o Senhor me escolha e nasça em meu coração.Amém


LOUVOR: Louvem a Deus por tudo que ele é e faz em nossas vidas, em especial por nos dar seu filhinho Jesus para ser o nosso rei e nosso salvador. Agradeçam por seu imenso amor e por nos dar a chance de sermos morada para Jesus neste natal.

ATIVIDADE SUGERIDA:

  •  Uma idéia legal é fazer um bebê de massinha com as crianças para que elas levem para a casa a idéia de que um bebê vai chegar e precisa de uma casa para morar. Corte um papel vermelho em forma de coração para servir de amparo para colocar o bebê de massinha. (ressaltar que um bebê está por vir e quer morar em nosso coração).
  •  Se preferir pode levar o desenho de um bebê para que eles coloram e façam com papel duro o coração. Coloque um suporte (retalho de EVA, tampinha, botão,...) nas costas do bebê, para que o desenho fique mais alto que o coração.
  •  Outra sugestão é fazer um bebê com isopor. Cada criança confeccionará o seu. Você precisará de: bolinha de isopor, tinta,lã, retalhos de tecidos ou TNT, cola quente. Pinte uma bolinha para fazer a cabeça com a cor de pele. Para o cabelo pode-se usar lã ou retalhos de EVA. Enrolar um pedaço de pano, como fazemos com as mantas nos bebês fazendo assim seu corpinho. Criar uma manjedoura com caixinhas de papel (de sabonete, remédios...). Enfeitar.
Uma sugestão de lembrancinha para ser dada as crianças é um enfeite de porta da Sagrada Família. Vamos estimular as nossas crianças a trocarem os enfeites de papai Noel pela Sagrada Família, pelos anjos, por enfeites de velas que representam a luz que é Cristo. Segue abaixo os moldes para você confeccionar. Estes podem ser feitos de EVA ou papel cartão. Se preferir pode montar com as crianças, mas lembre-se que terá que levar tudo cortado para dar tempo de montar.

Não esqueça de colar um anel no verso para pendurar o enfeite na porta.


ORAÇÃO FINAL: Peça que as crianças façam sua oração e em seguida todos rezam juntos o pai nosso. Estimule-as a continuar a oração da dezeninha do terço em casa. Proponha que façam pelo menos uma vez na semana junto com seus pais.

MOLDE PARA O PRATO DE ENFEITAR A PORTA

2 comentários:

  1. Grazuela achei um amor a sagrada família.
    Sou do grupo da Mãe Rainha, eu e uma amiga temos muita vontade de formar um grupo da Mãe Rainha só com crianças, seu blog pode nos ajudar.Estarei sempre passando aqui para ver as novidades.
    Espero você no meu.
    Beijos!
    Fique com Deus e a Mãe Rainha.
    http://cirandadaaprendizagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Graziela vou colocar no meu blog a Sagrada Família.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir