terça-feira, 10 de abril de 2012

Missa do 2º Domingo de Páscoa

A PAZ ESTEJA COM TODOS VOCES.

ACOLHIDA

(LEVAR MUITOS FANTOCHES PARA ANIMAR AS CRIANÇAS)

Com: Bom dia! Hoje é dia de festa e alegria.
Samuel: Bom dia tia Lu.
Com: Jesus ressuscitou, é páscoa pra nós. Páscoa significa passagem. Passagem da morte para a vida, da tristeza para a alegria.
Samuel: tia Lu eu fiz até uma musiquinha, quer ouvir?
Com: claro!
Samuel: chega ai galera. (entram outros fantoches para ajudar. Cantar no ritmo de coelhinho da páscoa) Jesus nesta páscoa que trazes pra mim? Alegria, amor vida nova também (2x)
 Com: nossa amiguinho, ficou linda. Vamos todos cantar?
Todos: Jesus nesta páscoa que trazes pra mim? Alegria, Amor, vida nova também.
Com: muito bem que essa vida nova nos faça ser luz de Deus onde quer que estejamos. Vamos ficar em pé e acolher o padre......com alegria cantando.

ATO PENITENCIAL

Com: Jesus esta vivo e no meio de nós, aleluia! Estamos na segunda semana após a páscoa e somos convidados a olhar mais uma vez o nosso coração. Somos convidados a continuar a caminhada que começamos na quaresma de vigiar para que o pecado não alcance o nosso coração. As vezes achamos que porque é páscoa tudo e festa e nos esquecemos que não devemos dar lugar a mentira, a inveja, a falta de perdão...e o nosso coração fica cheio de pecado. Vamos pedir perdão a Deus? (conduzir oração ou uma musica apropriada)

LITURGIA DA PALAVRA

Com: É mesmo uma alegria saber que o senhor ressuscitou não é crianças? Pois é o que será que aconteceu com os discípulos depois disso? Alguém sabe? Vamos começar a entender, para isso precisamos ouvir atentamente a leitura.

EVANGELHO

Com: Daí graças ao senhor porque ele é bom, eterna é a sua misericórdia.Aclamemos em pé e com muita alegria o santo evangelho.

HOMILIA


Sugestão 01: trabalhar o evangelho

Samuel: oh Talita, tem um negocio errado por aqui.
Talita: o que é menino?
Samuel: Jesus ressuscitou mas ele não foi pro ceu?
Talita: claro que foi.
Samuel: Como ele foi pro céu se ele tava La no meio dos discípulos.
Talita: ué é mesmo vamos pedir ajuda pra tia Dani.
Samuel e Talita: tia Dani.
Dani: to aqui limpando a casa, por que estão gritando?
Talita: é que o Samuel e eu tamo com uma duvida. Semana passada Mária Madalena achou o sepulcro vazio, pois JESUS ressuscitou, mas ele não foi pro ceu?
Dani: é simples meninos, depois que Jesus ressuscitou, ele precisava aparecer para seus amigos, para que eles cressem e seguissem com a missão de evangelizar. Vendo Jesus apanhar e ser crucificado os discípulos tiveram medo, mas Jesus precisava dizer a eles que ele estava bem e que permanecia no meio deles, assim eles teriam forças e continuariam a missão de Cristo.
Samuell: aposto que eles levarao o maior susto quando Jesus apareceu.
Dani: Com certeza. Mas sabe o que é interessante. Tome que não estava lá, não acreditou nos seus amigos e disse so acredito vendo. Entao Jesus apareceu novamente e depois falou. Feliz aquele que acredita sem ter visto. E isso vale pra nos. Feliz somos nos que cremos em tudo isso 2000 anos depois.
Samuel: eu sou feliz então, por que acredito que Jesus ressuscitou e esta vivo no meio de nós.
Dani: muito bem, agora posso voltar a trabalhar. Tchau amiguinhos.



(semana passada não teve liturgia infantil em nossa comunidade, então hoje vamos comemorar a páscoa com as crianças, abaixo fica a sugestão 02 sobre a explicação do verdadeiro sentido da páscoa)


Sugestão 2: trabalhar um teatro de páscoa

Coelho: (entra com uma cesta de ovos) Até que enfim chegou meu dia. Todos gostam de mim e ficam me esperando. As crianças não querem saber de nada alem de mim. Eu sou o melhor.
Jesus: psiu! Coelhinho! Acho que esta enganado.
Coelho: to nada! Quem ta dizendo isso?
Jesus: sou eu, Jesus.
Coelho: Jesus ta morto. Hoje é dia de chocolate. Olha quantos ovos eu tenho.
Jesus: coelhinho você não bota ovo! Venha Ca amiguinho.
Coelho: ta bom você me pegou. Por que estou aqui então.
Jesus: O dia da Pascoa é para comemorar a passagem da minha morte para a vida. Eu venci a morte e isso traz coragem aos filhos de Deus..
Coelho: e onde eu entro nesta historia.
Jesus: ao longo dos anos a igreja usa alguns símbolos para representar a minha páscoa. O pão e a uva, para lembrar a partilha que fiz com meus amigos na ultima ceia. O sino pois toda vez que ele toca, ele reúne o povo para celebrar e dar as boas novas. E você coelhinho representa vida, multiplicação. Voce representa nova vida lembrando a vida nova que dou ao povo na minha ressurreição.
Coelho: já sei, então ao invés de ovos de chocolate vou espalhar a noticia que Jesus esta vivo no meio de nós. Que devemos ser mais amigos, partilhar o que temos e perdoar o próximo.
Jesus: isso mesmo amiguinho. Todos na terra devem fazer aquilo que eu ensinei. Amar a Deus e ao próximo. Eu venci a morte para que todos vocês tenham vida em abundancia. Uma vida alegre e cheia de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário