sábado, 14 de fevereiro de 2015

SUGESTÃO DE PREGAÇÃO COM O TEMA DE CARNAVAL



PIRATA CAOLHO
Olá crianças hoje vou contar para vocês a história do Pirata Caolho. Ele era uma pessoa muito malvada, não ajudava as pessoas e roubava a todos pelos mares que navegava e pelas cidades por onde passava. E como o coração dele só tinha ódio, ciúme, inveja, ganância, ele foi se tornando uma pessoa feia, triste, infeliz que só espalhava coisas ruins: brigas, discórdia, desobediência, por isso todo mundo morria de medo dele, ninguém queria chegar perto do Caolho.
Só que um dia depois uma longa viagem pelos sete mares ele parou numa cidadezinha, enquanto andava pela rua fazendo suas maldades ouviu um garotinho falando para seus amiguinhos sobre Jesus. E tudo aquilo deixou o pirata curioso e quis saber mais sobre esse tal Homem que morreu na cruz.
Então Caolho foi procurar o garoto e quando passou em frente a uma belíssima igreja viu o garotinho e foi falar com ele:
- Ei garoto qual seu nome?
- É Chico.
E pensando que Chico tinha medo dele falou:
 - Eu ordeno que você me conte sobre esse Jesus que você estava falando mais cedo.
- Pirata Caolho, eu não tenho medo de você e eu acredito que Jesus pode mudar a sua vida e fazer de você uma pessoa boa, por isso vou lhe contar.
E Chico ficou horas, contando pro Caolho sobre a vida de Jesus, de como Ele é maravilhoso, que Ele nos ama muito e quer nos ver felizes e pertinho Dele.
- Ah Chico, eu quero ser um pouco como Jesus e será que eu consigo?
- Consegue sim, você tem que mudar de vida. E essa mudança tem que ser constante, viver uma conversão verdadeira todos os dias.
- E agora como eu faço isso? Eu sou mal, sou o terror dos sete mares, não sei amar ninguém não.
- Ah, Caolho! Você é a imagem e semelhança de Deus que é amor. Você tem que escolher ser de Deus, aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador e abrir o coração pro presente maravilhoso que Ele deixou pra nós pra que possamos mudar de vida.
- Presente?! Obaaaa!!! Gosto muito de presente! E é caro, valioso, igual os tesouros que eu consegui?
- Ihh! É muito melhor, mas pra você recebê-lo precisa escolher seguir o caminho de Deus e deixar ser conduzido por Ele.
- Ah! Se for o presente que vai me conduzir, então só pode ser um navio...
- Não Caolho, não é um navio, é o Espírito Santo.
- E Ele é de navegar?
- Nãao, o Espírito é como um navio, pois Ele nos guia para onde Deus quer, como o marinheiro conduzindo seu navio. É Ele que nos ajuda a fazer a vontade de Deus e assim passamos a fazer o bem, ajudar e amar o próximo, a ficar mais parecidos com Jesus. O Espírito Santo é o nosso amigão.
E tem mais: quando fazemos essa escolha de viver com o Espírito Santo a guiar nosso coração, nossa mente, nossos sentimentos e toda nossa vida nós encontramos tesouros belíssimos que faz bem pra nós e pras pessoas que estão perto da gente e assim levar a Deus e Jesus para todos.
- E que tesouros são esses?
- São os frutos do Espírito Santo, eles nos ensinam aproximarmos e ajudar o próximo. É o amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança.
- E se eu viver assim vou ser uma pessoa feliz e ter amigos de verdade?
- Vai sim!
- Ahh, então eu quero esse presente e esses tesouros.
Então o Pirata Caolho abriu o coração pro Espírito Santo e deixou-se ser conduzido por Ele mudou de vida e agora é feliz.
E vocês crianças também querem esse presente que é o Espírito Santo e esses tesouros que Ele traz?
Conduzir momento de oração convidando o Espírito Santo para morar no nosso coração.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS



SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS

Espírito Santo E SUA FUNÇÃO.

Acolhida:  Acolha as crianças com amor e alegria. Reze um pai nosso e uma Ave- Maria gesticulado.
Pregação:  Boa noite! Como vão vocês? Vocês estão felizes? Muito bem. Tenho uma pergunta para fazer: quem aqui sabe o que quer ser quando crescer? (deixe que respondam e falem o por que da escolha). Vamos lá. Todas as coisas e as pessoas tem uma função no mundo e precisam cumprir essa função. O médico (mostrar imagem) qual sua função?  Tratar os doentes, levar a cura. O professor? Ensinar. O lixeiro? Esse tem a função importante de retirar o lixo para manter a cidade limpa e longe de doenças. Qual a função do fósforo? Produzir fogo. Essa é difícil, quem sabe a função de uma flor? Perfumar o ambiente, dar comida as abelhas e outros insetos... Então vocês concordam comigo tudo tem função?
 Bom, vocês estão numa novena sobre o Espírito Santo de Deus e já aprenderam que nós o recebemos no nosso batismo, que ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e agora vamos entender qual é a função do Espírito Santo. Quem sabe me responder? (deixa eles falarem vai acolhendo o que for certo e errado pra ter uma noção do que suas crianças realmente sabem) (prepare frases com a parte principal da função e ilustre as outras partes com figuras ou dinâmicas)
Função numero 01: Transformar nosso coração (dinâmica da pedra) Quando nascemos ganhamos de Deus um coração manso e humilde, mas, vamos crescendo e deixamos nosso coração ficar duro, rancoroso, triste...
Função 02: prepara a igreja para receber Jesus. Assim como uma noiva que espera pelo noivo, se arruma, se perfuma, assim somos nós a espera de Jesus. Devemos nos lavar do pecado, limpar nosso coração, deixar o espírito de Deus exalar o perfume de Deus em nós. Só assim somos capazes de declarar que Jesus Cristo é o Senhor.
Função 03: nos conduzir ao céu. O Espírito santo age em nós para que nós sigamos os passos de Cristo Jesus. Sem ele não temos certeza do que é certo e errado e ficamos perdidos  pelo caminho.
O Espírito Santo infunde em nós dons especiais e oferecemos frutos de amor, paz, alegria, mansidão.... sua ação em nós é para ser percebida, tem que refletir em nosso olhar e em nossa vida, assim como todos que viam Maria percebiam nela o Espírito de Deus. Nosso corpo precisa ser testemunha do Espírito que habita em nós. A sombra de Pedro curava(atos 5,15) pois ele estava cheio do Espírito de Deus. E nós o que temos feito com o Espírito que habita em nós?
LOUVOR:  Fazer um louvor pela ação do Espírito Santo em nós. Conduza as crianças a louvarem o Espírito Santo pelo que Ele faz em cada uma delas. Prepare um cartaz com um desenho que represente o Espírito Santo e espaços em branco. A medida que as crianças forem louvando vá escrevendo no cartaz . Ao final reflita com elas tudo o que elas falaram do Espírito Santo. Exemplo de louvor para o Espírito Santo: Eu te louvo Espírito Santo porque me dá a paz. Eu te louvo Espírito Santo porque me ajuda a escolher as coisas certas....




  

Me da a paz!                    Me dá sabedoria!

Me conduz!                           Me orienta!


Louvado seja o Espírito Santo!!!







Atividades do dia: Colorir  o Samuelzinho em seguida o FOGUINHO do Espírito Santo. Vá conversando com as crianças lembrando que como o Samuelzinho elas também tem o foguinho dentro delas.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO





MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO- MINISTÉRIO PARA AS CRIANÇAS



Que bom que já iniciamos a todo vapor esse ano de 2015. Gostaria de partilhar com vocês que a ideia de iniciarmos rezando o terço do Espírito Santo foi uma bênção. Tivemos alguns testemunhos relacionados a isso e logo em seguida quando o ENF aconteceu nossa amada coordenadora Kátia fez o compromisso que a RCC do Brasil iria interceder pela canonização da Beata Elena Guerra. Deus é bom! E o Espírito Santo age em nós. Por isso rezemos com fé. Intercedamos com confiança pois veremos muitas bênçãos e milagres neste ano. “Se vivemos pelo Espírito andemos com ele”.

         Vamos iniciar nossa intercessão fazendo a oração do Rosário ao Espírito Santo clamando pelos dons e carismas do Espírito de Deus que Ele venha nos inundar com sua graça e seu amor.

         ATENÇÃO: Neste mês todos rezaremos em bloco divididos por regiões.

Região
Horário
Norte
3:00
Sul
6:00
Leste
15:00
Oeste
18:00



Segue abaixo a indicação de como rezar o Rosário ao Espírito Santo

Início: Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. – Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos do séculos. Amém.

Em cada mistério: Pede-se um Dom do Espírito (contas grandes que correspondem ao Pai-Nosso do rosário mariano. Os pedidos se encontram abaixo).

Repete-se 7 vezes: – Pai Santo, no nome de Jesus, manda o teu Espírito para renovar o mundo! (Contas pequenas que correspondem as Ave-Marias).

Conclui-se com: Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador, roga por nós!

1.      Vem, ó Espírito de Sabedoria, desapega-nos das coisas da terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu. – Pai Santo…

2.      Vem, ó Espírito de Inteligência, ilumina a nossa mente com a luz da Tua Eterna verdade e a enriquece de santos pensamentos. – Pai Santo…

3.      Vem, ó Espírito de Conselho, faz-nos dóceis às tuas inspirações e guia-nos na via da salvação. – Pai Santo…

4.      Vem, ó Espírito de Fortaleza, e dá-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra nossos inimigos espirituais. – Pai Santo…

5.      Vem, ó Espírito de Ciência, seja o mestre de nossas almas e ajuda-nos a colocar em prática os seus ensinamentos. – Pai Santo…

6.      Vem, ó Espírito de Piedade, vem habitar nos nossos corações para possuir e santificar todos os nossos afetos. – Pai Santo…

7.      Vem, ó Espírito de Santo Temor de Deus, reina sobre a nossa vontade e faz que sejamos sempre dispostos a sofrer todos os males, antes que pecar. Pai Santo…

Invocação a Maria

Ó puríssima Virgem Maria, que em tua Imaculada Conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Roga por nós:

R.: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra.  Ave Maria…

Ó Puríssima Virgem Maria, que no Mistério da Encarnação foste constituída verdadeiramente Mãe de Deus. Roga por nós:

R.: Para que o Paráclito… Ave Maria

Ó Puríssima Virgem Maria que perseverando em oração no Cenáculo com os apóstolos, foste abundantemente inflamada pelo Espírito Santo. Roga por nós:

R.: Para que o Paráclito… Ave Maria

Oração final

Venha sobre nós o teu Espírito Senhor, transforme-nos interiormente com teus dons: criai em nós um novo coração, para que, possamos agradar-te e conformar-nos à tua santa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém