sábado, 13 de junho de 2009

QUERIGMA


A missão essencial da Igreja é a evangelização de todas as pessoas. O ato de evangelizar constitui de fato, a graça e a vocação própria da igreja, a sua mais profunda identidade. A igreja existe para evangelizar.
A evangelização como um todo é rica e tem três aspectos:
1- Profética: Palavra proclamada. O anúncio verbal da Boa Nova.
2- Sacerdotal: Palavra celebrada. A forma mais bela que encontramos na evangelização sacerdotal está na Liturgia Eucarística, onde está presente dois tipos de evangelização: profética e sacerdotal.
3- Régia: Palavra vivida. É a palavra que eu vivo, é instaurar o Reino de Deus.
A proclamação querigmática é, o primeiro anúncio de Jesus, é a primeira mensagem; a Boa Nova de Jesus. O querigma é o forte badalo do sino.

O querigma leva o envangelizado a nascer para a fé. Nele é pregado a pessoa de Jesus: concreta, pessoal, que nós conhecemos. Desta forma podemos definir que querigma é exatamente isto: apresentar, proclamar, gritar, anunciar Jesus Cristo, morto e ressuscitado e glorificado para termos um experiência de mudança de vida, graças a fé. É experimentar e viver Jesus vivo como Salvador, Senhor, Messias que dá o Espírito Santo.
O querigma é como se fosse o cimento de uma construção e base da casa que esta sendo erguida, que se não for bem feita ou se não for feita não terá como a casa ficar de pé. Sem este primeiro anuncio, como primeira etapa da evangelização, será o mesmo que construirmos uma casa sobre a areia (cf. Mateus 7, 24-27) ou jogarmos pérolas aos porcos. (cf. Mateus 7,6).
Os temas fundamentais do querigma são:
· O Amor de Deus
· O Pecado
· Jesus Salvador
· A Fé e a Conversão
· Espírito Santo
· Comunidade

Amigo evangelizador vamos refletir semanalmente sobre o Querigma e vamos sugerir algumas pregações querigmáticas para serem realizadas em seu grupinho de oração.
Que seu grupinho de oração seja fonte de bençãos na sua cidade! Com carinho Daniela

1 comentários:

Tati disse...

Adoro o ministério das crianças tenho muito o q aprender mas me coloquei a disposição, a servir , dei o meu sim , e isto basta, sei o quandu somos importantes pra Deus e qão este ministério e sagrado como as crianças,e por isto devemos cada vez mais e masi nos unir, caminharmos juntascom o mesmo propósito e a certeze em nosso coração ,levar a palçavra e o amor de Deus e nos deixarmos conduzir pelo espírito , aquele q sela o amor em nossoa corações, nos limpa nos purifica como crianças , para sermos crianças e brincar, viver , sonhar, amar como crianças, adoooooooro este ministérioo, fiquem com Deus , bjuxxxx

Postar um comentário