quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PREGAÇÃO- VOCAÇÃO




TEMA: Vocação
RESPONSÁVEL: Jaqueline Boaventura Parreira
REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Nessas duas últimas semanas de Agosto sugerimos trabalhar com o tema Vocação. Você pode dividir assim: num encontro falar de Vida sacerdotal e Vida religiosa e para próxima semana falar Vida matrimonial e vocação leiga.
Quando você quer seguir uma profissão, são muitos os caminhos a seguir, não? Pois é. Dá pra escolher aquela que dá mais dinheiro, a que ajuda a se realizar melhor, a que o mercado está mais necessitado, etc. Mas quando se fala de vocação, a história é diferente. A escolha é limitada. Isso porque vocação não é exatamente a mesma coisa que dom ou talento pessoal. A vocação é um chamado especial de Deus para cada pessoa. Todos somos chamados para alguma coisa. É para isso que Deus nos dá os dons. Toda vocação é um chamado à vida. São muitos e diversos caminhos que se pode seguir para atender ao chamado de Deus.
Na mensagem do Evangelho há um convite contínuo a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Jo 8,12).
O que Deus quer de mim?
Será que estou no caminho certo? Somos chamados a realizar a vontade de Deus nas pequenas ações do dia-a-dia. Deus vai revelando, pouco a pouco o que deseja de nós. Mas se não sou responsável nas coisas aparentemente pequenas, como Ele vai pedir outras “maiores”?
“Muito bem, servo bom e fiel; já que fostes fiel no pouco, eu te confiarei muito.” (Mt 25,23)
ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Peçamos a Deus a graça de respondermos ao Seu chamado, que não seja feita nossa vontade mas sim a que está em seu coração. Que tenhamos a coragem de dizer ao Senhor: “ Enviai, Senhor, operários para a vossa messe.Se for da vossa vontade, chamai-me. Se for da vossa vontade, enviai-me”
Cantos: Sinal da Cruz e Eis me aqui Senhor, pra fazer tua vontade.

ATIVIDADES SUGERIDAS:
· PREGAÇÃO: Explicar que existem vários chamados: (Para falar sobre cada um deles, escolha um desenho que represente cada vocação, tirando de livros e revistas e monte fantoches de varetas. Escolha uma vocação para trabalhar em específico na primeira semana e a outra na segunda semana. Por exemplo: primeira semana sacerdócio e vida religiosa e na segunda vida matrimonial.)
· Vida sacerdotal: São os padres. Pessoas consagradas a Deus pelo sacramento da Ordem. Com a unção recebida das mãos do Bispo, recebem autoridade para consagrar a Hóstia, transformando-a no corpo e sangue de Cristo, e dar a absolvição dos pecados. Apenas homens podem ser sacerdotes na Igreja Católica.

A vocação ao sacerdócio é:
- Um mistério de amor entre Deus que, por amor, chama ao homem que, também por amor, lhe responde livremente.
- Um chamado para ser a ponte entre Deus e os homens.
- Um chamado a continuar no mundo e salva-lo, mas não ser mais do mundo.
- A decisão de um jovem que quer dedicar a vida para ajudar aos irmãos a salvarem suas almas e a tornar este mundo mais conforme com o que Deus pensou.

A vocação ao sacerdócio não é:
- Um sentimento: costuma-se dizer “ eu sinto a vocação”. Na verdade a vocação não se sente. É, antes, uma certeza interior que nasce da graça de Deus que me toca a alma e que me pede uma resposta livre. Caso Deus chame, a certeza irá crescendo na medida em que a sua resposta for mais generosa.
- Um destino irrevogável, iniludível: Muitos acreditam que quem tem a vocação vai porque vai. Não! A vocação é um mistério de amor e o amor é livre. Se eu não respondo com generosidade, o chamado de Deus fica frustrado.
- Um refúgio para quem tem medo da vida.
- Uma carreira como qualquer outra. Não! É uma história de amor.
- Uma segurança matemática. Na verdade, na vocação sacerdotal você tem que aceitar o risco do amor, mas lembre-se: é um risco nas mãos de Deus.

** Explicar para as crianças da importância dos nossos sacerdotes que devemos respeitá-los e rezarmos pra que eles continuem persistentes no caminho do Senhor. Dizer que devemos seguir sempre a Deus e que os padres também são humanos e pecadores, ou seja, podem cometer erros.

· Vida religiosa: São homens e mulheres consagrados a Deus para viverem um determinado carisma. Atendem o chamado de Deus e pronunciam os votos de pobreza, castidade e obediência dentro de uma determinada congregação religiosa. Há irmãos e irmãs que trabalham com saúde, idosos, comunicações. Cada uma tem o seu carisma próprio e destina-se a propagar o evangelho no mundo, levando a proposta do Reino de Deus as diversas pessoas e culturas.

** A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar Jesus Cristo de uma maneira radical. É a entrega da própria vida a Deus.

· Vida matrimonial: São as pessoas que casam. É das vocações talvez a mais conhecida e mais desejada. Uma família bem estruturada serve como um celeiro para as demais vocações. Dentro da Igreja, o matrimônio tem uma função muito importante, que é a de ser testemunha do amor de Deus. O casal tem a missão de educar bem os seus filhos na fidelidade a Deus e ao seu amor de pai.

** A família é chamada a constituir a Igreja doméstica. É na família que é possível expressar as mais variadas formas de amor: amor conjugal; amor paternal e maternal; amor filial e amor fraternal.
**Aqui lembraremos um pouco da vocação de ser Pai: Dizemos que somos educados, mas a base da educação está no coração de nossos pais. É o amor. A vocação de ser pai, portanto está ligada ao tema da vida. Pela paternidade passamos questões que envolvem o ser humano.
Diz a experiência: “ Aprendemos a ser filhos depois que nos tornamos pais; a ser pais depois que somos avós”. Vemos que na nossa trajetória de vida há uma constante: a condição de aprendiz. Ser pai significa abertura para a vida. Ser pai é a expressão de amor. Ser pai é ir ao encontro da condição de herói e exemplo para alguém. É assumir o papel para o outro orgulhar-se dele. Ser pai é abraçar a co-autoria na transmissão da vida

· Vocação leiga: É a vocação do cristão comprometido. Aqui se encaixam todas as pessoas que ajudam na Igreja: Diáconos permanentes, catequistas, ministros, etc. Há ainda determinados movimentos de leigos consagrados. É a vocação por essência do cristão porque quando este assume com garra a sua essência de batizado, assume também o compromisso de ser evangelizador.

** A Igreja precisa se abrir para o mundo, por isso precisa de leigos. A vocação laical tem sua origem nos sacramentos do batismo e crisma. Ela ocupa um lugar central na Igreja, define a igreja para o mundo. Vivendo no mundo como solteiro, casado ou consagrado, os leigos são fermento na massa, sal e luz do mundo. Vejamos algumas características de estar inserido no meio da sociedade como fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos:
Colocar em prática as possibilidades cristãs escondidas no meio do mundo.
Ser sinais visíveis de Jesus Cristo na família, no trabalho, na economia, na educação e em tantos outros espaços no meio da sociedade.
Praticar a sua fé e seu amor a Deus em todos os lugares e em quaisquer necessidades.
Participar com fidelidade e criatividade na construção de um mundo novo.
Viver o Evangelho que lêem, que rezam e que celebram, não apenas entre paredes de uma igreja, mas em todos os lugares.

· Atividade SIM OU NÃO

Será que você está respondendo sempre SIM a Deus? Faça um teste:

Assinale com “S” para SIM e “N” para NÃO
( ) Tenho obedecido a meus pais e/ou responsáveis?
( ) Cumpro as minhas obrigações sem precisar que outras pessoas fiquem lembrando? (Ex: “ Olha, voce precisa estudar!”
( ) Participo da Missa com alegria? (É o próprio Deus presente na Eucaristia)
( ) Rezo todos os dias, conversando com o meu Pai do céu?

Se preferir, faça um cartaz de sim e outro com a palavra não e cole uma próxima da outra. Entre elas faça um traço com fita separando-as. A medida que você falar as frases, cada criança se dirigirá para o lado do cartaz que contém a sua resposta.

ORAÇÃO FINAL: Agradecermos a Deus pelo seu imenso amor e peçamos a fidelidade nas pequenas coisas e que a exemplo de Nossa Senhora, saibamos dizer sempre SIM a Deus, pois para Ele nada é pequeno quando feito por AMOR!

6 comentários:

angelica disse...

o conteudo é muito interesante para passar para as crianças pois é linguém facil que elas entende, sem falar que é uma oportunidade de compartilhar o assuntos para catequistas de outras paroquias que não subsidios, vivendo assim um contato de fraternidade e união atraves da internete. um abraço
angélica mendes - maraial - pe

Anônimo disse...

Olá,
Adorei a forma como foi feito o assunto sobre vocações para crianças, muito facil de entender e poder passar para as crianças com mais facilidade.

Parabéns, espero mais novidades sobre outros temas.

Um abraço.

Laura disse...

Adorei o texto, vai me ajudar bastante no próximo encontro de catequese com as crianças da primeira fase.
Deus abençoe!

Abraços

Anônimo disse...

Olá...muito bom esse material... aproveitei e coloquei algumas imagens, vou usar para passar aos meus catequizandos... Que Deus abençoe e multiplique seus dons...
Imaculada Cintra
www.imaculadacintra.blogspot.com

Grupo de Oração João Paulo II - Peregrininhos do Amor disse...

muito obrigada por nos ajudar a evangelizar os pequenos! excelente conteúdo!! a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anônimo disse...

muito interessante gostei

Postar um comentário