quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sugestão de atividades para o grupinho

TEMA: Bíblia

AUTORA: Gleidiene Marcelina de Oliveira

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Bíblia é uma palavra de origem grega que significa livros. Na verdade é uma coleção de 73 livros, que foram escritos por vários autores no período que vai de 1250 a.C. até 100 anos depois de Cristo. A Bíblia é dividida em duas partes. O Antigo Testamento – com 46 livros que contam a história do povo de Israel e que subdivide-se em 4 grupos: o Pentateuco (5), Históricos (16), Sapenciais (7) e Proféticos (18); o Novo Testamento com 27 livros cuja proposta é anunciar a pessoa de Jesus, o grande enviado de Deus, seu filho. Conta também as conseqüências desse anuncio – a formação da Igreja. Está dividido em cinco grupos: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas Paulinas (14), Cartas Pastorais (7) e Apocalipse.
Bíblia: Palavra de Deus revelada aos homens. “ Toda a escritura sagrada é inspirada por Deus e útil para ensinar a verdade, repreender o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver (II Tim 3,16-17).”
Neste mês procuremos utilizar ainda mais a Palavra de Deus em nossas reuniões.

ACOLHIDA: Fazer o sinal da cruz, pois sempre estaremos reunidos em nome da Santíssima Trindade e deixar claro para as crianças que Jesus está aqui, no nosso meio pois Ele mesmo disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles .”

LEITURA SUGERIDA: Sl 8,3 e Sl 22,1. Aproveite essas leituras e faça um pequeno louvor com as crianças, pode-se impor as mãos sobre elas intercedendo.Agradeça porque elas são crianças que estão buscando a Palavra de Deus, sendo que poderiam estar em tantos outros lugares. Porque nesse dia resolveram estar na casa do Senhor. Fale a elas que elas são muito importantes, são amadas por Jesus e que Ele as quer pertinho dele. “ Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aquelas que se lhe assemelham (Mat 19-14).”
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Explique as crianças o que é a Bíblia: que é a Palavra de Deus, revelada aos homens, é Deus falando a cada um de nós. È a reunião de vários livros sagrados que foram escritos pela inspiração do Espírito Santo. É como uma grande carta que Deus escreveu para nós. Esta carta que Deus escreve para cada um de nós pode ser dividida em 02 grandes livros, o Antigo Testamento (mostra desenho 1) e o Novo Testamento (mostrar desenho 2). O antigo testamento fala das obras de Deus na vida do seu povo. É a história que acontece antes da vinda de Jesus. Este livro mostra por exemplo a criação do mundo e da humanidade, a história de Noé, de Davi, de Abraão, de Moisés e muitas outras histórias. O Novo Testamento fala da vida de Jesus, quando o anjo anuncia sua vinda á sua mãe Maria, quando Jesus crescia em graça e sabedoria e principalmente os anos que Jesus pregava para o seu povo. Mostra tudo sobre Jesus e seu amor por nós. Quando você quer mandar uma carta para alguém você precisa de um endereço. Na Bíblia todas as mensagens tem endereço. São os números que aparecem no começo ou no meio das histórias. Tem o número grandão e o número pequenininho (pode-se mostrar os desenhos dos números). O número grandão é o capítulo e o pequenininho é o versículo.Os nomes que vem no alto das folhas são os nomes dos livros.Vamos rever: A bíblia é a palavra de Deus. Ela pode ser dividida em 2 livros, o Antigo e o Novo Testamento (ir recaptulando e mostrando os desenhos) e é cheia de números que representam os capítulos e os versículos. O que é mesmo o número grandão? O capítulo. E os números pequenininhos? Os versículos.
Pode-se cantar ou resitar uma música que fale da Bíblia, como por exemplo, Toda Bíblia é comunicação, de um Deus amor, de um Deus irmão é feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração... É feliz quem crê e tenta seguir o que Deus nos revela.
Pode-se utilizar de um fantoche e trabalhar que a Bíblia é a arma do Cristão. (Crianças somos como soldados de Cristo, e, todo soldado tem uma arma. A arma do cristão é a Bíblia. Sabem, eu vou contar uma história pra vocês que está lá na carta aos Efésios capítulo 6 versículos de 10 a 20. O fantoche lê a carta e explica a Palavra de Deus dando ênfase ao versículo 16).
Formar uma roda passando a Bíblia e cantando: Bíblia que passa, passa. Bíblia que já passou, quem fica com a palavra libertado se tornou. A criança que ficar com a Bíblia na mão pode escolher um versículo e ler para os colegas, se necessário o coordenador pode citar uma passagem para ela encontrar, ou mesmo ajudá-la a procurar. Se a criança não souber ler deixe-a segurar a Bíblia e pergunte um nome presente ali, o nome da mãe de Jesus...
Pode-se tirar cópias dos desenhos do novo e velho Testamento ou de crianças lendo a Bíblia para colorir.

ORAÇÃO FINAL: Fazer um grande louvor por Deus ter nos deixado a Bíblia como ensinamento. Incentivar as crianças a lerem a Bíblia. Sugerir que elas leiam em casa uma passagem bíblica, anotem e tragam na próxima semana para compartilharem com os amigos. Vamos na paz do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2 comentários:

Anônimo disse...

achei ótimo no grupo de oração vai muitas mães querem ir pra o g.o mas acham que os filhos atrapalham o encontro e essa forma vai ajudar muito pois a evangelização acontece nos dois lado com linguagem diferentes parabéns!!!!!!!!......."ja tava na hora pois não quero ser lançado ao fogo mais quero ser a arvore que dar frutos".Deus abençõe cada vez mais eo Espiríto Santo lhe dê força na sua caminhada.Amém

Anônimo disse...

Achei maravilhoso pois participo desde 2099 no Grupo de oração aqui na minha paroquia e este ano formamos o grupo infantil e está sendo maravilhoso e estas atividades irá nos ajudar amei...Deus lhe abençoe

Postar um comentário