sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sugestão de atividades para o grupinho

TEMA: Nossa Senhora Aparecida

RESPONSÁVEL: Samantta Oliveira


REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Neste encontro trabalharemos com a pessoa de Nossa Senhora Aparecida, nossa mãe e padroeira do Brasil. É bom que saibamos um pouquinho de sua história e do grande amor de Maria por nós, pelas crianças, pelos excluídos e mais necessitados. A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da então Capitania de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Convocados pela Câmara Municipal de Guaratinguetá os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no rio Paraíba do Sul. Desceram o seu curso e, depois de muitas tentativas infrutíferas, chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de Outubro. João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou então a cabeça da imagem. Daí em diante os peixes encheram em abundância as redes dos três humildes pescadores.
Durante 15 anos a imagem permaneceu na residência de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo se mostrou pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745. Diante do aumento no número de fiéis, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior - a atual Basílica Velha.
Em 6 de Novembro de 1888, a Princesa Isabel visitou pela segunda vez à basílica e ofertou à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul.
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
A 8 de Setembro de 1904, a imagem foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois, a 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de terracota e mede 40cm de altura. Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram (Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do Mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva-Nigra e Dom Paulo Lachenmayer), acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que o comprove. A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.
Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa no rio.
A côr de canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas pelos seus devotos.
Em 1978, após sofrer um atentado que a reduziu a quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi (à época diretor do Museu de Arte de São Paulo - MASP), que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens sacras brasileiras. Foi então totalmente restaurada, no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.
Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus. Apontam para esses mestres as seguintes características:
forma sorridente dos lábios;
queixo encastoado, tendo, ao centro, uma covinha;
penteado e flores nos cabelos em relevo;
broche de três pérolas na testa; e
porte corporal empinado para trás.
Oração à Nossa Senhora Aparecida
Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida.Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,vós que sois a mais bela das Mães,a quem eu amo de todo o meu coração.Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre,até a hora da minha morte.
No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.
Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja alguns abaixo:
A libertação do escravo ZacariasO escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturado por um famoso capitão do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés, e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por libertá-lo.
O cavaleiro ateuUm cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos milagres da Basílica Nova.
A cura da menina cegaUma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção a ela e, de repente, exclamou "Mãe, como aquela igreja é bonita." Estava enxergando, perfeitamente curada.
Baseado no artigo de Márcia BusanelloFonte: site Ao Mestre Com Carinho - www.aomestrecomcarinho.com.br
ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Receber as crianças com toda alegria cantando músicas de Maria. Pedir a intercessão da Nossa Padroeira por todas as crianças do Brasil principalmente as excluídas, que passam necessidades básicas como alimentação, vestuário e amor. Rezar o terço do coroinha.

ATIVIDADE SUGERIDA:
· Com o auxílio de fantoches de varetas ou mesa com materiais para representar os pescadores, o barco, a imagem e os peixes, ou ainda uma grande dramatização conte as crianças a história de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil.

História de Nossa Senhora Aparecida

Em um belo dia de sol, Domingos resolveu ir pescar e chamou seus amigos. Ele e seus amigos viviam da pesca.
Domingos então chamou seu amigo João:
- João, passa na casa de Felipe e o chame para irmos pescar, vamos pegar muitos peixes hoje!
Eles pescavam no rio Paraíba, que antes se chamava rio Itaguaçu, e como viviam da pesca precisavam pescar bastante para que pudessem sustentar as suas famílias.
- Oba, disse Felipe, hoje irei pescar tanto que não vamos conseguir trazer de volta para casa!
E lá foram eles para sua pescaria.
- João, disse: Domingos não se esqueça da rede! E você Felipe pegue as cordas!
Chegando em alto rio, os amigos começaram a jogar a rede.
- Agora é sua vez Domingos, jogue a rede e puxe depressa! – disse Felipe – e ele jogou e veio puxando, puxando, e quando puxou, ficou triste demais, porque nela não veio nem um peixinho!
- Hahahaha! Você não sabe pescar, Domingos, eu sei e agora vou jogar minha rede e você vai ver o que é pescaria! Hahahaha! – disse Felipe.
E quando Felipe puxou sua rede, ela estava tão pesada... e ele puxou com força e quando ele conseguiu colocar a rede pertinho, viu que ela estava apenas engastalhada... Ficou triste demais e teve que ouvir Domingos e João rir dele.
- Hahahaha! Vocês não sabem pescar mesmo, disse João, eu agora vou jogar minha rede e vocês vão ver o que é pescaria!
E ele se decepcionou, pois ao puxar a rede nada veio. Ali eles ficaram tentando por muito tempo, até que Domingos sugeriu fazerem mais uma tentativa cada um.
- Muito bem, jogue você Felipe agora sua rede. Cada um de nós jogará uma vez, e depois mesmo que não consigamos pegar nada, vamos embora.
Felipe jogou sua rede e ao puxá-la, teve uma surpresa:
- Nossa! O que é isso? Parece uma imagem de uma Santa! – disse Felipe.
- Sim, disse João, mas ela está sem a cabeça... Que estranho...
Eles limparam a imagem e viram que era a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
- Jogue você agora Domingos, é sua vez, quem sabe pegamos algum tesouro, disse Felipe.
Domingos jogou sua rede bem longe, tão longe que foi bem difícil puxa-la de volta ao barco, mas quando ela veio...
- Nossa, o que é isso? Corre Felipe, vem ver o que eu peguei!
Eles correram e ao ver o que Domingos pegou, Felipe ficou muito contente, era a cabeça da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Após ter pescado o corpo, os três amigos pescaram a cabeça da imagem.
- E agora o que será que vamos pescar Felipe? Só falta João, e ainda não pegamos nada. Temos nossa família e temos que sustentá-la. Precisamos pescar!
- Pois bem, jogue sua rede João. Vamos ver o que Nossa Senhora vai fazer por nós.
João jogou a rede e quando puxou, vieram tantos peixes que eles não conseguiam retirar do rio.
- Corre Felipe, vem Domingos, me ajude a retirar os peixes que Nossa Senhora mandou!
E assim os três amigos voltaram a suas casas com o barco cheio de peixes.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição ficou na casa de Felipe por muito tempo e depois foi nomeada de NOSSA SENHORA APARECIDA e após muitos milagres além da pescaria daquele dia de sol a princesa Isabel deu a ela uma capa azul muito bonita e uma coroa de ouro com rubis e diamante.

· Após contar a história pode-se falar com as crianças das outros milagres que Maria realizou por meio de seu filho Jesus. E então pode-se perguntar as crianças que milagres elas precisam que aconteçam em suas vidas. As crianças maiores podem até fazer por escrito. É preciso estar preparado para ouvir o que as crianças vão falar e interceder a cada pedido.
· Pode-se levar um desenho de Maria para elas colorirem, destacando algumas partes com cola dourada ou brilho.

ORAÇÃO FINAL: Agradecer a Jesus por nos dar sua Mãe Maria. Ela é nossa mãe, intercessora e padroeira do nosso Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário