terça-feira, 13 de abril de 2010

Aprender mais para praticar depois

Vamos aprender um pouquinho mais sobre os dons e os frutos do Espírito Santo?

Os Dons do Espírito Santo

O Espírito Santo tem sete dons: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus. Esses dons nos ajudam a compreender melhor a mensagem de Jesus e nos dão a força para viver bem como ele viveu, e assim sermos verdadeiramente filhos do nosso Pai que é Deus.

Dom da Sabedoria: Sabedoria não é saber coisas de história, matemática. A pessoa sábia, que tem a Sabedoria do Espírito Santo, é aquela que entende das coisas que ajudam as pessoas a serem verdadeiras. A pessoa verdadeira procura fazer sempre o que é certo, bom, honesto.

Dom do Entendimento: A pessoa que tem o Entendimento do Espírito Santo conhece as coisas de Deus e tem experiência em Deus.

Dom do Conselho: Uma coisa que todo mundo dá e ninguém cobra é conselho. Dar um conselho certo que nos ensine o caminho para Deus é possível só mesmo com a graça do Espírito Santo, com o Dom do Conselho.

Dom da Fortaleza: Não é força física, é aquela força que vem de dentro. Quem tem essa força sabe que Deus está sempre com a gente e mesmo nas dificuldades confia em Deus, espera nele, e, apesar de tudo, continua sendo fiel.

Dom da Ciência: Nos faz entender que nós nascemos e vivemos para Deus. Ele nos criou para sermos bons, e as sementes do bem devem ser cultivadas diariamente. Para que essas sementes cresçam, nós devemos estar com Deus, com o Espírito Santo.

Dom da Piedade: A piedade abre o nosso coração. Se nós temos o dom da piedade, deixamos de ser pessoas mesquinhas, de coração duro, e nosso coração passa a ser um coração repleto de Deus, um coração bom, que se compadece, perdoa e faz justiça. Ser piedoso é não fazer distinção de pessoas e tratar a todos com amor, caridade e misericórdia.

Dom do Temor de Deus: Geralmente quando nós dizemos temor, entendemos medo. Mas neste dom do Espírito Santo aqueles que temem a Deus são aqueles que o amam. Essas pessoas têm medo e, por isso se afastam das coisas que vão contra a vontade de Deus. Nós pedimos o dom do temor de Deus para aprendermos a viver bem, viver com sabedoria.

Fonte: Maccari, Natália. Os dons do Espírito Santo- São Paulo: Paulinas, 2000.

Os Frutos do Espírito Santo

Os frutos que nascem da semente de Deus em nós são: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fidelidade, mansidão, domínio de si.

Amor: O amor é um fruto do Espírito Santo que está em nós, é a coisa mais linda que existe.

Alegria: Quando nós estamos alegres, estamos regando a plantinha da alegria que está dentro de nós. Deus não é triste, por isso, nós, que somos filhos de Deus, devemos também ser alegres.

Paz: Estar em paz é sentir-se bem por dentro. Se estamos de bem com Deus e com as pessoas, estamos em paz.

Paciência: Nós temos que evitar ao máximo perdermos a paciência, pois senão ficaremos tristes por dentro.

Bondade: É aquela pessoa que vê as necessidades do outro, compreende, ajuda, vai ao encontro.

Benevolência: É querer bem. Querer bem a todos e não só aqueles que gostam da gente.

Fidelidade: Não é desanimar de fazer o bem, é continuar sempre, e apesar de tudo.

Mansidão: É a nossa beleza de dentro. Mansa é a pessoa que procura embelezar o seu ser interior, sendo gentil, agradável, compreensiva.

Domínio de si: É saber se controlar e não partir logo para brigas e provocações, enfim, saber respeitar os limites.

Fonte: Maccari, Natália. Os frutos do Espírito Santo- São Paulo: Paulinas, 2000.

Podemos ler e aprender sobre esses frutos lendo a passagem que está em: Gálatas 5, 22-25. Boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário