terça-feira, 13 de abril de 2010

Provas para a gincana

PROVAS PARA A GINCANA:

1- Dança da laranja: as duplas vão dançar no ritmo da música segurando uma laranja (ou bolinha) na testa. Não pode usar as mãos. Ganha quem permanecer mais tempo em sintonia com o amiguinho. Vale uma moeda da união.

2- Ar nos pulmões: cada jogador recebe um balão. Ganha uma moeda da força a equipe que estourar 5 balões primeiro enchendo-os com a boca.

3- Passando a bola: esta atividade envolve equilíbrio, agilidade e paciência. Forma-se duas filas em cada equipe, com mesmo número de pessoas e uma de frente pra outra. Uma bola será colocada em uma colher (sugestão: usar bola de ping-pong). A criança levará até a primeira criança da outra fila e passará a bola. Esta trará para outra e assim sucessivamente. Ganha quem passar a bola primeiro por todos os membros da equipe. A equipe vencedora recebe um tesouro da paciência. Uma sugestão é usar colher descartável, assim cada criança terá a sua sem riscos de infecções.

4- Corrida de pés juntos: vale uma moeda da alegria. Amarre os pés das crianças de dois em dois. Trace um percurso para que caminhem juntos. Vence a dupla que chegar primeiro. Estar com o coleguinha e caminhar com ele é um motivo de alegria no céu e na terra.

5- Dança da cadeira: todos correm em torno das cadeiras e vence e último que conseguir sentar. Vale uma moeda do temor de Deus.

6- Quebra cabeça: Cada equipe recebe um quebra cabeça e vence a que montar primeiro. A equipe receberá o tesouro da fé, pois a fé consiste em acreditar naquilo que não se vê. De preferência procure uma figura que fale de amor, ou oração ou uma imagem de Jesus; cole em um papel duro e recorte como um quebra-cabeça.

7- Balões na roupa: cada equipe receberá uma calça grande e ao sinal terá que encher com o maior número de balões. Vale um tesouro da união.

8- Jogo da memória: cada equipe escolhe as cartas em um mural. A equipe que completar mais pares vence e ganha uma moeda da obediência.

9- Bola ao cesto: cada equipe recebe um número de bolas para arremessar em um balde. Você pode fazer uma fila com os participantes de cada equipe e do outro lado uma criança para cada grupo, segurará um balde em sua cabeça. Pode ser um balde ou um vasilhame de 2 litros daquele que é vendido com sorvete. Fazendo a fila mais crianças poderão participar. Vence a que acertar mais bolas recebendo um tesouro da mansidão.

10- Prova musical: joga-se o dado com as cores do Querigma. A cor determinará o tema da canção.(Amarelo-amor de Deus; vermelho- Jesus; preto- pecado; verde-fé e conversão; branco- Espírito Santo; azul- Maria ou comunidade.) A equipe terá que adivinhar a música que está no envelope. Procure utilizar músicas trabalhadas no grupinho de oração. Se a equipe errar a outra terá chance de responder. Caso nenhuma equipe acerte pode-se dar dicas como as primeiras notas musicais. Você deverá preparar pelo menos 3 músicas diferentes para cada cor.

11- Corrida de estourar balões: uma criança da equipe segura os balões. O resto forma uma fila do outro lado. Ao sinal o primeiro corre pega um balão e senta nele para estourar. Volta, bate na mão do outro que faz a mesma coisa até que todos da equipe tenham estourado um balão. Ganha a equipe que completar a prova primeiro. Vale uma moeda da união.

12- Acerte o alvo. Cada criança tentará acertar o Espírito Santo no coração da criança. É como a brincadeira de colocar o rabo no burro. Com os olhos vendados a criança tentará colocar uma pomba que representa o Espírito Santo no coração da criança que estará desenhada em um papel com isopor por baixo. Vale uma moeda da paciência, ou perseverança... Você pode premiar cada acerto valendo então muitas moedas.

13- Onde devemos colocar Jesus. Prepare três caixas ou três latas. Por fora do recipiente desenhe em um, um coração, no outro um círculo e no terceiro um quadrado. Embaralhe os recipientes e com os olhos fechados a criança deverá colocar uma foto ou imagem ou um boneco que represente Jesus no recipiente com o desenho do coração, afinal, Jesus deve estar dentro de cada um de nós. Pode-se premiar a equipe que acertar mais ou dar uma moeda a cada acerto.

ORAÇÃO FINAL: Agradecer a Deus pelos frutos do Espírito Santo e pedir para que a cada dia deixemos eles brilharem mais em nós.

8 comentários:

Soldadinhos de cristo disse...

Paz de Jesus e o amor de Maria!!
o nosso grupinho "soldadinhos de Cristo" está preparando o seminário de vida no espírito, gostaria muito se vocês pudessem colocar dicas para pregação e dimanicas!!

Anônimo disse...

Massa ...Mas naãao sãaao sóo crianças quee brincam nisto !!
hahahahaha'

Eli@ne disse...

é mesmo eu gosto de brincar disso massa..ÁÁÁHH

Diamante Negro disse...

Muito bom!!!!

ede disse...

Gostei bastante...

milane disse...

belo trabalho de vcs..parabéns! eu sempre trabalhei com crianças em catequese,perseverança,encontros...e amei as brincadeiras,fiquem na paz do nosso criador,ele nos dará forças sempre.

Anônimo disse...

mt demais

Anônimo disse...

Parabéns a RCC mineira! Muito bomm!!!

Postar um comentário