quarta-feira, 2 de maio de 2012

Missa das mães/ 6º Domingo de Páscoa

AMAI-VOS COMO EU VOS AMEI/DIA DAS MAES


(gostaria de já sugerir que montassem a missa de vocês sem aumentar muito o tempo senão as crianças ficam cansadas. Para ajudar sugiro não colocar ato penitencial dinamizado, deixando-o na responsabilidade do sacerdote, a menos que não for fazer homenagem as mães. Como a homenagem é em forma de teatro a homilia será em história.o ano passado fizemos um mural com o nome das mães e esse pode ser repetido porém de forma diferente. Coloque uma imagem de Jesus com um coração. No coração a palavra mãe e uma imagem de Maria. Ao lado cada criança a medida que for chegando a igreja coloca o nome da mãe num papel e põe no mural.)

ACOLHIDA

Com: Bom dia!

Samuel: uhu! Bom dia.

Com: hoje é um dia muito especial pra nós. Somos convidados a amar, amar e amar. Também é dia das mães.

Samuel:Minha mãe até veio a missa. Eu to muito feliz e já coloquei o nome dela no mural.

Com: Olhem crianças Jesus também teve uma mãe que ele amava e respeitava. Ele era obediente? O que vocês acham?

Samuel: acho que ele era um filhão, dos mais obediente e educado.

Com: Sabe por que? Pra nos ensinar a ser como ele.

Samuel: nossa

Com: Hoje nós vamos rezar por todos que precisam, pelos doentes, pelas crianças mas de maneira especial queremos apresentar todas as mamães no coração de Deus. Que elas sejam iluminadas como Maria.

Samuel: E que elas cadê vez mais nos ensinem a amar.

Com: em pé vamos acolher com alegria nosso sacerdote padre.......

LITURGIA DA PALAVRA

Com: hoje a leitura vai nos ensinar a amar a todas as pessoas sem fazer distinção de ninguém.Ouçamos com atenção.

EVANGELHO

Com: Com muita alegria cantemos para aclamar o santo evangelho.

HOMILIA

Era uma vez em floresta muito grande um bicho bem curioso e danado de arteiro.

Sabem de que bicho estou falando? Era um macaco. Ele aprontava com todo mundo. O bicho preguiça que era muito sossegado nem ligava pra nada, mas a dona anta resolveu implicar. Dona coruja muito sábia e observando tudo do alto chamou dona anta e falou: Dona anta a senhora é esperta e inteligente pare de implicar com o macaco. Mas ele é muito arteiro, fica caçando confusão. Ele apenas é diferente. Por que ele não é igual ao preguiça ou as joaninhas? Porque ninguém é igual. E devemos aprender amar a todos. Se amamos estamos sendo obedientes ao que o senhor nos ensinou. Depois de ouvir isso dona anta passou a olhar os outros com outros olhos. Seu macaco também aprendeu a lição e todos na floresta passaram a viver como o senhor tinha ensinado.

HOMENAGEM AS MAES

Este teatro foi feito com muito carinho para homenagear as mães. Além de fazer na missa ele será usado na escola onde trabalho. Espero que gostem e o aproveitem para evangelizar onde estiverem. Um abraço carinhoso Dani

D. Tarta: ai, snif, snif

Anjo: Oi D tarta. Boa tarde!

D Tarta: boa tarde por que? Olha que dia triste.

Anjo: Triste? Olha o sol amiguinha e tantas coisas lindas que Deus te deu e preparou pra você.

DTarta: não sei não, Deus me fez na vagareza com us casco super pesado. Tadinho dos meus filhinhos. Todos nasceram igual a mim.E o pior eu sempre os protegi. Agora ficam ai dizendo que ja dão conta do proprio casco.

Anjo: Deus te deu a graça de ser mãe e deixar para seus filhos uma grande herança. Eles são parecidos com você, mas são únicos aos olhos de Deus.

D. Tarta: o seu anjo, mas não vem que não tem. Eu fico aqui na peleja e de tanto trabalhar veja como estou. Parece que nem tenho tempo pra nada.Dediquei todo meu tempo pro meu filho e agora veja meus cabelos, meu corpo... Ai

Joaninha: Me desculpem a intromissão, mas tava escutando vocês e seu anjo concordo com a D Tarta ser mãe hoje em dia é muito dificil. Meus pequeninos, era tão bom quando não sabiam voar. Agora que descobriram as asinhas...To aqui sozinha. Parece que nada que fiz e ensinei é certo.

Anjo: que isso minhas amigas. Vocês tem o dom. O dom de ser mãe. As mães por natureza protegem seus filhotes, se pudessem colocariam cada um numa pequena redoma de vidro. Vocês são especiais e queridas de Deus. Os filhos podem aprender a voar ou se sentirem protegidinhos em suas proprias casquinhas, mas vocÊs sempre estarão por perto para interceder por eles, para conduzi-los ou simplesmente pra ama-los. Não importa se você é uma mae tartaruga com uma grande cascca de proteção, se você é uma mãe joaninha pronta pra ensinar o filho a voar. Não importa se você é de uma cor ou outra, o que importa é que você é mãe e ser ma~e é dom de Deus. Por isso pra você mamae joaninha, tartaruga, Ana, jOana, Maria, e todas as mães hoje temos um recado especial.

(entra um grupo de alunos cantando e dançando a musica aos olhos do pai.)



0 comentários:

Postar um comentário