quarta-feira, 9 de outubro de 2013

28o. Domingo Comum – 13-10-13

Comentário: Andreia
Fantoche: Samantta
Homilia: Simone e Fernanda
Aranha: Chrys

ACOLHIDA
Com:Bom dia!
Samuel: (entra se ezibindo,virando o rosto para um lado e para o outro) Bom dia não, lindo dia, maravilhoso dia.
 Com: Ué  Samuel viu passarinho verde hoje?
Samuel: è que já estou me preparando para comemorar o dia Samuel? Este é feriado nacional!
Talita: Dia Samuel? Que dia é esse que eu nunca ouvi falar?
Samuel: Ué como não? Ontem não foi o dia das crianças? Pois é o padre falou que a gente ia comemorar hoje, então já dei até um nome pro dia de hoje: DIA SAMUEL!
Com: Só você mesmo Samuel, mas não é bem assim não. Hoje vamos celebrar o dia das crianças relembrando do dia lindo de ontem dedicado a Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil. Também vamos aprender que devemos ser agradecidos a Deus por tudo que ele faz por nós.
Samuel: Não é dia de ganhar presentes?
Com: Nosso maior presente é sermos filhos de Deus. Ninguém é obrigado a dar presentes, mas somos chamados a rezar em família e a pedir a intercessão de nossa Senhora sobre nossas vidas.
Samuel: Ta bom, mas continuo achando que tem que ter no calendário um dia Samuel. A gente podia inventar, seria tipo assim um dia de oração pelas famílias. O que acha?
Com: Ta começando a melhorar, mas vamos deixar esse dia de lado e começar logo a missa né? Vamos ficar em pé e acolher nosso celebrante o padre ........ os ministros e coroinhas cantando com alegria.

ATO PENITENCIAL

 Vamos precisar Palito de churrasquinho; Bola de isopor (branca sem nada) – espetá-la no palito;Cola colorida preta; brocal ou gliter vermelho  (suficiente para cobrir a bolinha de isopor); Pincel;  Algodão ou paninho Crianças, quero que vocês observem esta bolinha: ao nascermos somos como ela – simples, limpinha, perfeita. Depois de algum tempo, vamos crescendo e descobrindo o mundo, assistimos a programas de televisão e as informações que ouvimos e vemos vão fazendo parte de nós, ou as vezes escutamos músicas que tocam no rádio e quando vemos estamos repetindo tudo que eles falam e nem prestamos atenção as coisas ditas. Existem programas de Tv que consideram coisas erradas certas e nós acabamos ficando na dúvida se não conhecemos a verdade que Deus nos apresenta. Mentiras, fofoca, inveja, briga é um pouco daquilo que a mídia nos oferece nestes meios de comunicação. E sabe como vamos ficando cada vez que repetimos as coisas erradas? (molhe o pincel na cola colorida preta e passe na bola branca) Assim, sujos. É isso mesmo. Deixamos de ser aquele ser limpinho, sem marcas para se tornar alguém com manchas. O pecado faz isso conosco. Quando acreditamos que as coisas erradas são certas, nos sujamos. As vezes até tentamos sair daquela situação (tentar limpar com o algodão ou paninho seco, vai borrar mais ainda) mas como usamos os meios errados, nos sujamos mais ainda. Será que dá pra ficar assim? Não. Só tem um jeito de ser diferente. Quando nos reconhecemos pecadores e pedimos perdão a Jesus, ele lava todo o pecado e nos dá um brilho novo (mergulhar a bola no coração de Jesus que estará cheio de gliter). Quem quer sair daqui com um brilho diferente hoje? Então leve a mão no coração e vamos pedir perdão. (musica ou oração).

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Chegou a hora mais que demais! É hora de escutarmos a palavra de Deus.Ouçamos com atenção.


EVANGELHO
Com: o Senhor é muito bom. Fiquemos de pé e aclamemos com alegria o santo evangelho cantando.

HOMILIA
(para tornar a história bem divertida, pode-se fazer laminas a história, bem como dos leprosos ou alguém entrar fantasiado de aranha e com aquele spray de teia)

Simone: (entra cantando e feliz e encontra com outra que está triste no canto) Oi amiga.
Fernanda: Oi! Oi nada. To de mal humor, vê se nem fala comigo ta!
Simone: Credo! Que horror, o que aconteceu?
Fernanda : Olha só eu pedi uma boneca de dia das crianças e veja o que ganhei?
Simone: que linda! Mas, é uma boneca!
Fernanda : mas eu queria uma que andasse, falasse e tomasse até mamadeira!
Simone: Puxa amiguinha, você precisa ser agradecida. Olha que linda boneca. Ela será sua amiga e terá com o que brincar.
Fernanda : fala assim porque não é com você né? Queria ver se pedisse uma coisa e ganhasse outra, se seria agradecida.
Simone: Pois vou te contar uma história: uma vez um homem estava fugindo de dois ladrões e estava com muito medo. Ele entrou numa floresta e rezou com muita fé, pedindo a Deus que o ajudasse. Pediu que Deus construísse uma muralha para que os ladrões não o alcançasse. E sabe o que Deus fez? (entrar a dona Aranha) Enviou uma aranha, que teceu uma teia rapidinho. Quando os ladrões chegaram ali viram a teia e disseram. Ah se ele tivesse passado por aqui essa teia não estaria aqui. Vamos para o outro lado.
Fernanda : Como assim? Não entendi.
Simone: Se Deus construísse uma muralha eles teriam pulado o muro pois teriam certeza que o encontrariam ali. A gente recebe na medida do que nós precisamos para nos fazer feliz e não na medida do que pedimos. Você ganhou uma boneca que te fará feliz e será sua amiga.
Fernanda : pensando bem se ela andasse e falasse não precisaria de mim. Acho que vou me desculpar com a mamãe e agradecer pelo presente. (sai indo embora)
Simone: viram crianças precisamos ser agradecidos. No evangelho vimos que 10 leprosos foram curados por Jesus mas apenas um voltou para agradecer. Todos foram curados, mas somente um foi verdadeiramente salvo

0 comentários:

Postar um comentário