terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MISSA INFANTIL – Apresentação do Senhor


Com: Andrea
Perdão: Cybele
Homilia: Dani ou Sinara

ACOLHIDA:
Com: (entra com um bebe no colo cantando) Aos olhos do pai você é uma obra prima que ele planejou com suas própria mãos pintou.... Bom dia! Hoje é um dia muito especial. Na missa de hoje vamos ver uma história linda.... Jesus vai ser apresentado no templo. E como é bom.... Como é lindo quando chega uma criança novata aqui na igreja e o padre a toma em seus braços, beija sua fronte e a apresenta a comunidade. É uma grande festa. Sabem por que? Porque somos criados com amor, por amor e para o amor. Somos obras primas de Deus e quando somos apresentados passamos a fazer parte dessa família. Quem aqui ta vindo hoje pela primeira vez? Seja bem vindo. Quem está voltando das férias e tava viajando? Seja bem vindo. Sejam todos bem vindos a casa de Deus. Todos em pé cantemos com alegria para acolher o padre Júlio.

ATO   PENITENCIAL:
- Um copo (representa o nosso coração);
- Pedras pequenas (representam nossos pecados);
- Água (representa o amor de Deus);
- Uma bacia;
- Uma pinça ou pegador de gelo.

Desenvolvimento:

Apresentar um copo cheio d´água dentro de uma bacia. Explicar que Deus nos criou no amor e para o amor.
Deus nos fez "cheios" de sua graça, do seu amor de sua bondade, porém quando nos afastamos do amor de Deus o pecado vai entrando em nosso coração (colocar algumas pedras no copo com água) e vai ocupando o espaço do amor de Deus, assim o nosso coração fica duro, brigão, cheio de mágoas, violento, invejoso, mentiroso... tudo isso acontece quando não sentimos o amor de Deus.
E será que depois disso, depois de ter um coração empedrado, Deus nos abandona? Será que Deus deixa de nos amar? NÃO - NUNCA!
Mas como Deus não desiste de nós, nos enviou seu Filho Jesus Cristo com o poder de perdoar nossos pecados e "limpar" o nosso coração do mal. (com o pegador ou a pinça tirar as pedras). Jesus é Deus, Ele quer e pode tirar do nosso coração tudo o que nos impede de sermos felizes. Agora que saíram os pecados (pedras que representam mentira, inveja, etc) o que ficou faltando? (mostrar o copo e esperar que respondam).
Pois é, como Deus nos criou para estarmos sempre cheios de amor, além de tirar os pecados Jesus também quer que sejamos felizes e quer nos encher com o seu amor, sua força. Vamos pedir isso pra nós? Poe a mão no seu coração e reza comigo assim: Senhor Jesus peço perdão pelas vezes que deixei o pecado entrar em minha vida, pelas vezes que menti, respondi......(conduzir a oração)

LITURGIA DA PALAVRA :
Com:  (musica da Andrea)

EVANGELHO  
Com: Jesus é aquele que traz luz e libertação para todas as pessoas. Fiquemos de pé e cantemos com alegria aclamando o santo evangelho.

HOMILIA:
Oba as aulas vão começar... Quem aqui já esta na escola? Quem tem aula amanhã? Que bom...porque hoje vou contar uma história super legal.Era uma vez um menininho chamado Augusto. Ele estava indo para uma escola nova e era seu primeiro dia de aula. Ele se sentia um estranho no ninho. Estava com vergonha, triste e calado no cantinho. A professora Ana era uma mulher cheia de sabedoria. Ela entrou na sala, cumprimentou todos os alunos. Bom dia meus amores. Sejam bem vindos. Em seguida gentilmente convidou o Augusto para ir a frente da sala. Meio envergonhado ele foi. Ela então falou: Tenho a alegria de apresentar pra vocês um novo amigo que ficará conosco. Ele é o Augusto da Silva, veio da cidade de Formosa, é filho do João e de Maria. Ele tem 9 anos e veio para ser amigo de vocês. Todos os alunos o acolheram com uma grande salva de palmas. Depois deste momento Augusto começou a se sentir parte daquele grupo, pois onde passava as pessoas o cumprimentavam, chamavam pelo nome. Oi Augusto. Quer jogar bola Augusto. Ele ficou conhecido na escola e todos vinham ao seu encontro. Isso é bom não é mesmo? Pois é, Jesus também foi apresentado no templo. Sua mãe Maria e seu pai José o levaram para consagrar ao Senhor. Simeão movido pela força do Espirito  proclamou o menino como luz das nações e salvação. Observem bem o papel da família , que traz o filho a Deus e o educa na palavras de Deus. Temos que nos lembrar senhores pais que devemos ser exemplos, modelos de santidade para nossos filhos... Que temos que consagrar nossos filhos a Deus, trazê-los à igreja, e não deixá-los à livre escolha. Vamos nos lembrar também mães que devemos nos espelhar em Maria que é a fonte transbordante, plena de graça divina. Lembrarmos, queridos pais que devemos ser como José, homem justo, sábio e forte, porque lê os acontecimentos da vida com os olhos da fé... E vocês, crianças, se espelham nos exemplos de seus pais porque tem por quem "puxar" aquilo que é bom... Toda família torna-se sagrada, quando as pessoas que dela fazem parte sabem reconhecer na missão do outro o agir de Deus.


0 comentários:

Postar um comentário