sábado, 29 de março de 2014

MISSA DOMINGO - 4° SEMANA DA QUARESMA



4º Domingo da Quaresma
"O cego foi, lavou-se e voltou enxergando." (Jo 9, 1-41)
            

 Com: Booommmdiiiaaa crianças!!!!.... Hoje é que dia????? Quem sabe me dizer???.... Hoje é D O M I N G O!!!! E domingo é dia de que??? Dia de festa!!! Dia de Santa Missa!!! Oba, oba, oba!!!! E hoje vamos aprender que Jesus pode faze tudo por nós, Ele é nosso mestre!!! Pode nos curar, nos ensinar a amar, nos ajudar a não pecar.... é só sermos obediente!!! E para nós aprendermos a ser obedientes ao Mestre vamos celebrar com o coração bem alegre nossa Santa Missa!

Perdão:
(Colocar um coração pregado no peito com vários coraçõezinhos pregados nele com as palavras amor, perdão, obediência, alegria, verdade. E a medida que se vai falando do pecado gruda-se pelo corpo os bichinhos pretos e vai se cobrindo o coração até que fique coberto/preto. No pedido do perdão, ir tirando os pecados e o preto do coração para voltar a ficar vermelho.)
Noooosssaaa crianças, olha que lindeza esse coração que Deus me deu quando nasci!!!! Lindinho, né?! Vermelhinho, cheiiiiiiiinho de amor, alegria, perdão, obediência.... mas não é que esses dias aconteceu uma coisa muito ruim.... Eu conheci uns pecados... coisas muito feias.... que sujaram meu coração!!!!... Aff, fiquei triste da vida!!!... Mas Graças a Jesus nosso Mestre e Salvador meu coração ficou limpinho de novo!!!! Ó, e não quero que vocês conheçam nem encostem nesses bichinhos não.... fiquem atentos!!!... tem uma tal de “preguicildes” que gruda, gruda, mas gruda gente... e dá uma preguiça na gente que a gente não quer ir a missa, não quer fazer tarefa, não quer arrumar o quarto... nossa e o tal de “desobedienildo”, aff, esse deixa a mãe da gente uma fera!!!!... esse gruda e a gente não obedece neeeeemmmm.... (coração fica a metade preto) e ainda tem o “raivonildo” que deixa uma raiva danada no nosso coração... o “xingonelson” que coloca na nossa boca palavras tão ruins... a “mentirilda”, nossa essa é difícil... ela gruda tanto que a gente começa a mentir, mentir e de repente mente que nem sente!!!!!.... (coração fica completamente preto) Ih, olha só, credo só de falar nesses pecados eles vem grudando na gente e o coração fica sujinho!!!!!!!!!!.... Ahh neeemmm eu não quero coração assim não... tem alguém aí com o coração sujo???? Desobediente, preguiçoso, mentiroso???.... Alguém quer ficar com coração sujo??? Não, né?! Então vamos pedir pra Jesus limpar o nosso coração, pois só Ele pode transformar o nosso coração, limpá-lo e deixa-lo todo cheio de amor!!!!... Coloquem a mão no coração e digam: Jesus, meu Mestre e Senhor, limpe nosso coração de todo pecado! Senhor Jesus, tem piedade de nós! Senhor Jesus tem piedade de nós! Senhor Jesus tem piedade de nós!

 Com: Pedir atenção e silêncio para Primeira Leitura!

Com: Usar cotonete, chave e boca/zíper!.... Chamar atenção para a leitura do Evangelho.

Homilia:
(Brincadeira “O Mestre mandou” – uma pessoa vestida de Jesus e outra com uma túnica comum, simples, imitando um cego. Uma terceira para fechamento da história).
Jesus: Oi crianças!!!! Olha só que chic eu estou!!!!! Quem eu estou parecendo?!?!.... Vamos fazer de conta que eu sou Jesus, certo?! E Jesus é nosso Mestre, não é?! E mestre faz o que?!?!.... Pois é, conduz, ensina o caminho, né?!.... Mas além de conduzir e ensinar, Jesus também faz milagres!!! Ele fez muuuuiiittooos milagres enquanto viveu e faz muuuuiiitttoosss agora, morando em nosso coração!!!... Basta que sejamos obedientes e acreditemos, tenhamos fé! Quem sabe ser obediente diga: eu!... Então eu quero ver se vocês são obedientes mesmo... então faz de conta que eu sou Jesus, tudo que eu falar vocês vão fazer, combinado?!?!
            - O Mestre mandou falar “bom dia” para o coleguinha do lado!... Hum... bom... vamos lá...
            - O Mestre mandou bater três palmas! Ó, não é que vocês são obedientes mesmo!
            - O Mestre mandou jogar um beijo para o Padre Julio!... Eita, esse foi chic!
(“Jesus” vai movimentando pelo altar!)
            - O Mestre mandou dar um abraço no coleguinha do lado!... Hummm que gostoso!
            - O Mestre mandou dar uma gargalhada... hahahahaha!!!! Que alegria, como vocês são obedientes!...
(“Jesus” vê o “cego” no cantinho do altar)

- Oh, meu filho, o que você está fazendo no cantinho, sozinho?!

Cego: - Oh, moço, não tem como ficar no meio dessas crianças não... eu não enxergo... ninguém gosta de ficar perto de mim, eu tropeço, bato em tudo, até tem gente que acha que eu tenho o coração todo sujo de pecado só porque sou cego....

Jesus: - Mas o pecado deixa cego o nosso coração... tem muitas pessoas que não são cegas nos olhos, mas são cegas no coração! (Colocar uma tampinha de e.v.a ou massinha marrom nos olhos do cego). Vai agora lavar os seus olhos!

(“Jesus” sai e o “cego” sai e volta rápido, enxergando, elogia a comunidade e as cças!)

Cego: - Como vocês são lindos, que povo lindo!!!... Crianças, papai, mamãe, vovô, vovó, titios... lindos, lindos! E esse lugar, que maravilhoso, como as cores são lindas!!! Noossaa Pde Júlio que lindeza o senhor é!!! E eu então... sou lindo demais!!!!

 Terceiro Personagem: - Mas como isso é possível????? Você está enxergando?!?!?!.... Mas o que aconteceu????... Milagre em pleno fim de semana, fim de semana está todo mundo descansando.... não é dia de milagre não!!!

Cego: Eu não sei quem foi que fez isso não! Eu era cego, não vi! Só sei que foi um moço! E ele deve ser muito bom, um coração de ouro!!!

(“cego e terceiro personagem” saem conversando sobre o assunto.)

Jesus:Crianças, no evangelho de hoje a Bíblia nos conta que foi bem assim; Jesus, nosso Mestre, viu o moço que era cego desde quando nasceu, cuspiu no chão, fez um barrinho, colocou nos olhos do cego, mandou que ele fosse lavar os olhos e, tcharã...., um grande milagre aconteceu!!! Ele foi obediente, fez como Jesus pediu e começou a enxergar. E vocês sabiam que muitos milagres, grandes e pequenos, acontecem todos os dias!!!!... só que para esses milagres  acontecerem conosco temos que manter o nosso coração limpinho e ter Jesus como nosso Mestre e Senhor sendo obediente a Ele!... Quem quer Jesus como Mestre?!?!?!.... EU!!! Amém!

Escorregador: Senhor Jesus, vem ser o Mestre de nossa vida, guia nosso coração, ensina-nos a sermos obedientes a Ti, Senhor! Que nesta semana o Senhor seja o condutor do meu coração e o que Sua vontade se cumpra em nós! Que eu seja obediente, amoroso, generoso e cheiiiiinho do Espirito Santo!.... E  que meus olhos vejam as maravilhas que o Senhor faz em minha vida!... E esticando o bracinho lá em cima, bem alto vamos pedir no três: Vem Senhor, vem morar no meu coração!!!... E em silêncio, agora, vamos conversar com Jesus que já está em nosso coração!                         

0 comentários:

Postar um comentário