sexta-feira, 3 de outubro de 2014

MÊS DE OUTUBRO - NOSSA SENHORA APARECIDA

Iniciamos este mês lindo, no qual comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida e o dia das crianças! Então vamos começa-lo com ideias para animar este mês. Hoje compartilhamos a ideia dada pela coordenadora da diocese de Itabira/Cel. Fabriciano, a tia Jéssica:


TEMA: Nossa Senhora Aparecida
REFLEXÃO AOS COORDENADORES: Durante esse encontro iremos lembrar em primeiro lugar de Nossa Senhora, pois é um mês dedicado a ela mantendo zelo e obediência aos dogmas de fé da nossa Santa Igreja Católica. Para isso vamos buscar conhecer um pouco mais da linda história de Nossa Senhora Aparecida e procurar contar as crianças de tal modo que elas se apaixonem por essa mulher maravilhosa, por essa mãe acolhedora e por essa incansável intercessora. Nós, bem como nossas crianças devemos cada dia mais nos envolver e comprometer com as coisas de nossa igreja. A igreja católica é riquíssima de dogmas de fé expressos na vida de Maria que aparece em muitos momentos de nossa história como Aparecida, Fátima ou Lurdes e também na vida dos santos.
Você sabia que no começo da história de Nossa Senhora quando ainda não tínhamos uma igreja para ela, a imagem era guardada em um baú? Certo dia ouviram um barulho dentro do baú foi então que entenderam que Nossa Senhora não queria ficar escondida e trancada ali, mas queria estar onde todos pudessem vê-la. Foi assim que começou a construção da capelinha de Nossa Senhora. Hoje a imagem ganhou uma enorme casa no Santuário de Aparecida e muitos fiéis podem visitá-la e rezar pra ela pois ela fica exposta numa parte alta da igreja abençoando todo o nosso Brasil.
 Será muito importante contar às crianças que não é a imagem de Nossa Senhora Aparecida que realizou os milagres, mas sim, Deus sob a sua intercessão. A imagem é apenas uma via de lembrarmos dela com carinho, como se fosse sua fotografia. Lembro-os ainda de esclarecer às crianças que nós, como católicos, não adoramos Nossa Senhora, mas sim a amamos. Só Deus pode ser adorado. Assim como Nossa Senhora ganhou sua casinha onde todos podem visitá-la.
ORAÇÃO INICIAL: Como sempre acolher as crianças com muita alegria e amor .... cantar, dançar, louvar (motivá-las a agradecer pela família, pela escola, os amiguinhos.... conduza um louvor bem alegre e participativo) e reze uma Ave Maria com gestos. 
EFUSÃO: Por meio da intercessão da bem aventurada virgem Maria, mãe de Deus peçam pela presença do Espírito Santo. Que ele nos ensine a agir corretamente, que ele visite nossa casa, nossa família. Peça que o Espírito Santo nos ensine a ser fiel como Maria...
PREGAÇÃO: Contar a história de Nossa Senhora Aparecida. Para tal, vá contando a história utilizando materiais que se assemelhem aos objetos presentes nos acontecimentos.
Boa Noite, crianças! Hoje vamos aprender sobre a história de Nossa Senhora Aparecida! Todos atentos porque já vai começar!
(Retirar de uma caixa um pano azul que representa um rio)
Há muito tempo atrás, antes de vocês terem nascido, havia uma cidadezinha que ficava perto de um rio muito limpo e cheio de peixes. Um dia, 3 pescadores resolveram ir pescar em um dia muito bonito. Pegaram seu barco (retirar da caixa um barquinho de papel) e lá foram: para o meio do rio! Mas não havia peixes! Tristes e já cansados, tentaram pela última vez (mostrar uma “rede” que simbolize a dos pescadores). Quando retiraram a rede havia nela a imagem do corpo de Nossa Senhora Aparecida. Mas eles não deram muita atenção. Foi aí que uma coisa impressionante aconteceu: quando jogaram a rede mais uma vez, a cabeça do corpo que tinham pegado antes foi ‘pescada’! (mostrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida). E neste momento, um monte de peixe começou a aparecer ao redor do barco e saltar por todos os lados (colocar um monte de peixinhos de papel no pano azul e no barquinho, com N. Senhora Aparecida no meio do barquinho). Foi então que eles perceberam que a imagem era de Nossa Senhora e passaram a respeitá-la e amá-la. Um dos 3 pescadores, o Felipe Pedroso levou a imagem para sua casa (mostrar uma casinha- pode ser de papelão, cartolina, como sua imaginação preferir) e lá várias pessoas passaram a rezar e fazer novenas em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Durante todo esse tempo, ela fez muitos milagres. Deixa eu contar alguns pra vocês...
Teve uma noite (mostrar um desenho de lua e estrelas), que devo contar a todos que não tinha nem um pouquinho de vento, duas velas que iluminavam a Santa se apagaram de repente (mostrar uma vela acesa e apagá-la neste momento). Todos ficaram espantados e uma das pessoas que estavam naquele momento rezando pela Santa tentou acender as velas novamente. Mas antes que ela pudesse acendê-la, as velas se acenderam sozinhas! Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.
Tem também a história do escravo Zacarias (mostrar um desenho de um escravo algemado). Zacarias era devoto de Nossa Senhora e uma vez, quando passava em frente ao santuário que tinham criado para Santa preso por grossas correntes (mostra uma algema ou uma corrente), pediu ao seu feitor que deixasse ele rezar à Nossa Senhora Aparecida. O feitor deixou e Zacarias se ajoelhou e começou a rezar. Aí, as correntes, que prendiam Zacarias, milagrosamente, se arrebentaram e libertaram Zacarias (se mostrar as algemas, abra-as para simbolizar a liberdade do escravo; se mostrar as correntes deixe-as caírem no chão para fazer barulho, simbolizando a liberdade).
Tem também a história de uma bela e adorável menina que havia nascido cega. E um dia, quando ela e sua mãe passeavam às margens do rio onde Nossa Senhora foi encontrada, a menina vira para sua mãe e diz: “Mamãe, como é linda essa igreja!”(no momento em que contar que a menina era cega peça às crianças que fechem os olhos e quando contar que a Santa curou a menina coloque uma imagem bem bonita da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e peça que todos abram os olhos para ver algo parecido com que a menina viu naquele dia).
No começo, a imagem de Nossa Senhora ficava na casa de Felipe Pedroso, mas o número de pessoas que iam até lá para visitarem a Santa era tão grande, que foi preciso fazer uma Igreja tão linda como essa! Esse é o  santuário de Aparecida.
ATIVIDADES SUGERIDAS:
ü  Imagem de Nossa Senhora para elas colorirem e enfeitarem o manto com desenhos
ü  Fazer um fantoche de  Nossa Senhora Aparecida


ü  Homenagem a Nossa Senhora – música: O M é de mãe _ Turminha coração de criança
O M É DE MÃE
O A DE AGRACIADA
O R DE RAINHA
O I DE INTERCESSORA... (2 VEZES)
 E O A DE AMADA

QUEM IRÁ DIZER QUE NÃO É SANTA?
QUEM IRÁ DIZER QUE NÃO É BENDITA?
SE UM ANJO DO CÉU DESCEU E DISSE A VOCÊ
BENDITA SEJAS TU ENTRE AS MULHERES

QUEM IRÁ DIZER QUE NÃO É SANTA?
QUEM IRÁ DIZER QUE NÃO É RAINHA?
SE NA PALAVRA DE DEUS VOCÊ VIRÁ DO CÉU
E ESTARÁ VESTIDA DE SOL
COM UMA COROA DE DOZE ESTRELAS

QUEM IRÁ DIZER QUE NÃO É SANTA?
QUEM IRÁ DIZER QUE NÃO É MINHA MÃE?
SE JESUS É MEU IRMÃO E REI E D’ELE VOCÊ É MÃE
EU TAMBÉM SOU TEU FILHO, MARIA

Oração final:
Consagração a Nossa Senhora
Oh, Minha Senhora e também minha mãe eu me ofereço, inteiramente, todo a vós. E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca tudo o que sou desejo que a vós pertença incomparável mãe, guardai-me e defendei-me, como filho e propriedade vossa, Amém. Como filho e propriedade vossa, Amém. Oh, Minha Senhora e também minha mãe eu me ofereço, inteiramente, todo a vós. E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca tudo o que sou desejo que a vós pertença incomparável mãe, guardai-me e defendei-me, como coisa e propriedade vossa, Amém. Como coisa e propriedade vossa, Amém.
 
 

 

1 comentários:

Postar um comentário