terça-feira, 13 de abril de 2010

GINCANA DO ESPÍRITO SANTO


ESTOU POSTANDO UMA SUPER GINCANA PARA VOCÊ EVANGELIZAR NO SEU GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS. LEIA AS INSTRUÇÕES, PREPARE SEU MATERIAL, REZE MUITO E BOM TRABALHO! UM ABRAÇO, GRAZIELA EUGÊNIO

Aprender mais para praticar depois

Vamos aprender um pouquinho mais sobre os dons e os frutos do Espírito Santo?

Os Dons do Espírito Santo

O Espírito Santo tem sete dons: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus. Esses dons nos ajudam a compreender melhor a mensagem de Jesus e nos dão a força para viver bem como ele viveu, e assim sermos verdadeiramente filhos do nosso Pai que é Deus.

Dom da Sabedoria: Sabedoria não é saber coisas de história, matemática. A pessoa sábia, que tem a Sabedoria do Espírito Santo, é aquela que entende das coisas que ajudam as pessoas a serem verdadeiras. A pessoa verdadeira procura fazer sempre o que é certo, bom, honesto.

Dom do Entendimento: A pessoa que tem o Entendimento do Espírito Santo conhece as coisas de Deus e tem experiência em Deus.

Dom do Conselho: Uma coisa que todo mundo dá e ninguém cobra é conselho. Dar um conselho certo que nos ensine o caminho para Deus é possível só mesmo com a graça do Espírito Santo, com o Dom do Conselho.

Dom da Fortaleza: Não é força física, é aquela força que vem de dentro. Quem tem essa força sabe que Deus está sempre com a gente e mesmo nas dificuldades confia em Deus, espera nele, e, apesar de tudo, continua sendo fiel.

Dom da Ciência: Nos faz entender que nós nascemos e vivemos para Deus. Ele nos criou para sermos bons, e as sementes do bem devem ser cultivadas diariamente. Para que essas sementes cresçam, nós devemos estar com Deus, com o Espírito Santo.

Dom da Piedade: A piedade abre o nosso coração. Se nós temos o dom da piedade, deixamos de ser pessoas mesquinhas, de coração duro, e nosso coração passa a ser um coração repleto de Deus, um coração bom, que se compadece, perdoa e faz justiça. Ser piedoso é não fazer distinção de pessoas e tratar a todos com amor, caridade e misericórdia.

Dom do Temor de Deus: Geralmente quando nós dizemos temor, entendemos medo. Mas neste dom do Espírito Santo aqueles que temem a Deus são aqueles que o amam. Essas pessoas têm medo e, por isso se afastam das coisas que vão contra a vontade de Deus. Nós pedimos o dom do temor de Deus para aprendermos a viver bem, viver com sabedoria.

Fonte: Maccari, Natália. Os dons do Espírito Santo- São Paulo: Paulinas, 2000.

Os Frutos do Espírito Santo

Os frutos que nascem da semente de Deus em nós são: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fidelidade, mansidão, domínio de si.

Amor: O amor é um fruto do Espírito Santo que está em nós, é a coisa mais linda que existe.

Alegria: Quando nós estamos alegres, estamos regando a plantinha da alegria que está dentro de nós. Deus não é triste, por isso, nós, que somos filhos de Deus, devemos também ser alegres.

Paz: Estar em paz é sentir-se bem por dentro. Se estamos de bem com Deus e com as pessoas, estamos em paz.

Paciência: Nós temos que evitar ao máximo perdermos a paciência, pois senão ficaremos tristes por dentro.

Bondade: É aquela pessoa que vê as necessidades do outro, compreende, ajuda, vai ao encontro.

Benevolência: É querer bem. Querer bem a todos e não só aqueles que gostam da gente.

Fidelidade: Não é desanimar de fazer o bem, é continuar sempre, e apesar de tudo.

Mansidão: É a nossa beleza de dentro. Mansa é a pessoa que procura embelezar o seu ser interior, sendo gentil, agradável, compreensiva.

Domínio de si: É saber se controlar e não partir logo para brigas e provocações, enfim, saber respeitar os limites.

Fonte: Maccari, Natália. Os frutos do Espírito Santo- São Paulo: Paulinas, 2000.

Podemos ler e aprender sobre esses frutos lendo a passagem que está em: Gálatas 5, 22-25. Boa leitura!

Moedas para a gincana

Minha sugestão para as moedas da gincana estão abaixo. É só imprimir, colorir e colar num círculo de EVA amarelo, elas vão ficar mais grossas e bonitas.























GINCANA DO ESPÍRITO SANTO



Comece a diversão contando que recebemos o Espírito Santo no dia do nosso batismo, e que, precisamos pedir que ele aja em nós diariamente. Neste primeiro dia pode-se usar a dinâmica do leite para mostrar como é que funciona o Espírito Santo em nós.



Para falar do Espírito Santo usaremos uma dinâmica, você precisará de leite, um prato, anilina amarela e vermelha,detergente e pó Royal. Comece dizendo que quando nascemos somos igual a um prato vazio. Tem graça um prato vazio? Não. Ele precisa de algo, está faltando alguma coisa. Nós também somos assim... Falta algo a nos mover. Quando somos batizados recebemos o Espírito Santo (despejar um pouco de leite no copo). Há! Agora sim, começamos a ter mais graça, não é verdade. Só que esse Espírito Santo fica ali paradinho dentro de nós. E vamos crescendo ouvindo falar do amor de Deus (pingar anilina amarela) e da salvação que ganhamos por meio de Jesus (pingar a anilina vermelha). E tudo isso fica ali. Isso pode ficar assim? Não! É preciso deixar esse Espírito Santo mover dentro de nós (pingar uma gota de detergente). É preciso deixar que o Espírito Santo nos conduzir para entendermos esse amor de Deus e acreditarmos nesse Jesus que quer nos salvar, que quer cuidar de nós. Temos sempre que pedir...Vem Espírito Santo...Te dou livre acesso... move em meu coração. E sabe o que mais? Esse Espírito Santo quer transformar nossa vida, ele quer transbordar em nós (misturar uma colher de pó Royal). Não é legal? Quem quer que o Espírito Santo transborde em sua vida? Então vamos rezar pedindo essa efusão do Espírito Santo. Cante uma música do Espírito Santo incentivando as crianças a pedirem pela sua ação. Vem Espírito Santo... Conduza a oração fazendo com que as crianças abram seu coração e peçam pela efusão do Espírito Santo. (Esse é um começo...deixe o Espírito santo te conduzir!)



Quando deixamos o Espírito Santo agir em nós percebemos os frutos que vem dele como alegria, fé, esperança, paz, fortaleza, temor de Deus, amor e tantos outros. Esses frutos são tesouros em nossas vidas, pois quando os usamos nossa vida se torna diferente e muito melhor.



Hoje faremos uma gincana. Cada equipe receberá um baú do tesouro. (Prepare uma caixa, ou latinha para cada equipe guardar suas moedas, está será o baú dos tesouros do Espírito Santo. Você também terá o seu baú cheio de moedinhas. Essas moedas são formadas pelos frutos do Espírito Santo.) Cada prova vale um tesouro. Ganha a equipe e acumular mais tesouros durante as provas. E quais são os tesouros? São os frutos do Espírito Santo.



Provas para a gincana

PROVAS PARA A GINCANA:

1- Dança da laranja: as duplas vão dançar no ritmo da música segurando uma laranja (ou bolinha) na testa. Não pode usar as mãos. Ganha quem permanecer mais tempo em sintonia com o amiguinho. Vale uma moeda da união.

2- Ar nos pulmões: cada jogador recebe um balão. Ganha uma moeda da força a equipe que estourar 5 balões primeiro enchendo-os com a boca.

3- Passando a bola: esta atividade envolve equilíbrio, agilidade e paciência. Forma-se duas filas em cada equipe, com mesmo número de pessoas e uma de frente pra outra. Uma bola será colocada em uma colher (sugestão: usar bola de ping-pong). A criança levará até a primeira criança da outra fila e passará a bola. Esta trará para outra e assim sucessivamente. Ganha quem passar a bola primeiro por todos os membros da equipe. A equipe vencedora recebe um tesouro da paciência. Uma sugestão é usar colher descartável, assim cada criança terá a sua sem riscos de infecções.

4- Corrida de pés juntos: vale uma moeda da alegria. Amarre os pés das crianças de dois em dois. Trace um percurso para que caminhem juntos. Vence a dupla que chegar primeiro. Estar com o coleguinha e caminhar com ele é um motivo de alegria no céu e na terra.

5- Dança da cadeira: todos correm em torno das cadeiras e vence e último que conseguir sentar. Vale uma moeda do temor de Deus.

6- Quebra cabeça: Cada equipe recebe um quebra cabeça e vence a que montar primeiro. A equipe receberá o tesouro da fé, pois a fé consiste em acreditar naquilo que não se vê. De preferência procure uma figura que fale de amor, ou oração ou uma imagem de Jesus; cole em um papel duro e recorte como um quebra-cabeça.

7- Balões na roupa: cada equipe receberá uma calça grande e ao sinal terá que encher com o maior número de balões. Vale um tesouro da união.

8- Jogo da memória: cada equipe escolhe as cartas em um mural. A equipe que completar mais pares vence e ganha uma moeda da obediência.

9- Bola ao cesto: cada equipe recebe um número de bolas para arremessar em um balde. Você pode fazer uma fila com os participantes de cada equipe e do outro lado uma criança para cada grupo, segurará um balde em sua cabeça. Pode ser um balde ou um vasilhame de 2 litros daquele que é vendido com sorvete. Fazendo a fila mais crianças poderão participar. Vence a que acertar mais bolas recebendo um tesouro da mansidão.

10- Prova musical: joga-se o dado com as cores do Querigma. A cor determinará o tema da canção.(Amarelo-amor de Deus; vermelho- Jesus; preto- pecado; verde-fé e conversão; branco- Espírito Santo; azul- Maria ou comunidade.) A equipe terá que adivinhar a música que está no envelope. Procure utilizar músicas trabalhadas no grupinho de oração. Se a equipe errar a outra terá chance de responder. Caso nenhuma equipe acerte pode-se dar dicas como as primeiras notas musicais. Você deverá preparar pelo menos 3 músicas diferentes para cada cor.

11- Corrida de estourar balões: uma criança da equipe segura os balões. O resto forma uma fila do outro lado. Ao sinal o primeiro corre pega um balão e senta nele para estourar. Volta, bate na mão do outro que faz a mesma coisa até que todos da equipe tenham estourado um balão. Ganha a equipe que completar a prova primeiro. Vale uma moeda da união.

12- Acerte o alvo. Cada criança tentará acertar o Espírito Santo no coração da criança. É como a brincadeira de colocar o rabo no burro. Com os olhos vendados a criança tentará colocar uma pomba que representa o Espírito Santo no coração da criança que estará desenhada em um papel com isopor por baixo. Vale uma moeda da paciência, ou perseverança... Você pode premiar cada acerto valendo então muitas moedas.

13- Onde devemos colocar Jesus. Prepare três caixas ou três latas. Por fora do recipiente desenhe em um, um coração, no outro um círculo e no terceiro um quadrado. Embaralhe os recipientes e com os olhos fechados a criança deverá colocar uma foto ou imagem ou um boneco que represente Jesus no recipiente com o desenho do coração, afinal, Jesus deve estar dentro de cada um de nós. Pode-se premiar a equipe que acertar mais ou dar uma moeda a cada acerto.

ORAÇÃO FINAL: Agradecer a Deus pelos frutos do Espírito Santo e pedir para que a cada dia deixemos eles brilharem mais em nós.