sexta-feira, 25 de outubro de 2013

30º. Domingo Comum – 27/10/13

30º. Domingo Comum – 27/10/13
ACOLHIDA
Com: (entra cantando) Eu vou seguir Jesus e você vai também, só falta comprar passagem, passagem pro velho trem,parou! Bom dia. Sabem porque eu quero sempre seguir Jesus. Porque toda salvação só vem de Deus. Deus nos convida a confiarmos mais nele e em sua graça do que em nós mesmos. O Senhor está sempre perto de nós. É por isso que eu vou seguir Jesus e você devia ir também. Seguir Jesus em todos os lugares que estamos é um convite para agirmos como ele nos ensinou aonde estivermos.

ATO PENITENCIAL
 Com: Agora é hora de reconhecermos o que temos feito de bom e ruim. De olharmos no nosso coração como ele está. (pegar um desenho de criança com um coração bem grande. A medida que for falando o texto vá colando os coraçõezinhos no coração da criança. Depois tire do coração do menino as palavras que lembram pecado). Estão vendo esse menino aqui? Ele representa cada um de nós. Olha que coração bonito Deus deu pra ele. Ele quer que nós tenhamos em nosso coração a paz, alegria, partilha, unidade, humildade. Nossa o amor de Deus é mesmo grande. Quem quer ter um coração assim? Para isso precisamos tirar de dentro do nosso coração todo o pecado. A inveja, a fofoca, a mentira... Vamos pedir perdão a Deus?
Leva a mão no seu coração, abaixa a cabeça e reza comigo assim: Senhor Jesus tende piedade de mim, por que sou pecador. Às vezes minto, desobedeço, respondo meus pais. Cristo Jesus tende piedade de mim sou fraco e rancoroso. Sou resistente para perdoar. Senhor Jesus tende piedade de mim.

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Chegamos nesse momento tão lindo da missa. É hora de escutarmos o que Deus quer nos falar. Preparem os ouvidos Respirem fundo e ouçamos a leitura feita pela (o) ..........

EVANGELHO
Com: Hoje vamos ouvir uma história linda contada por São Lucas. Quero ver quem vai prestar atenção. Fiquemos em pé e cantemos com alegria saudando o evangelho.


HOMILIA
(preparar um cenário de uma janelinha e fantoches de joaninha, coelho, cachorro e pato. Um lacinho de por no cabelo e uma carteira com dinheirinho. O narrador pode vestir-se com roupa de bichinho)


No meio de uma floresta bem pertinho daqui, viviam muitos animais, mais uma se destacava. Era dona Joaninha, ela queria muito se casar e pedia pra Deus em oração; Senhor quero me casar, mas tem que ser um animal especial, honesto, generoso, carinhoso, que não se preocupe com bens materiais e tesouros aqui da terra, mas se ocupe das coisas de Deus. De vez em quando parava e pensava: ah minha prima já se casou, mas não quero um parceiro rabujento como o marido dela, oh senhor manda um parceiro bondoso. Ah lembra da Ana, ela também se casou, mas era magrinho e muito enjoado.... assim ela passava oras rezando e pedindo um marido pra Deus. Foi então que ela encontrou uma carteira cheia de dinheiro e lembrou: Dona baratinha achou uma moedinha e rapidinho se casou. Agora é minha vez. Pois um laço no cabelo e foi a janela e anunciou: quem casar com Dona Joaninha que tem lacinho no cabelo e dinheirinho na carteira? Apareceu rapidinho o primeiro pretendente: o senhor pato. Eu me caso com você Dona Joaninha. Deixa eu ver, tem muito dinheiro mesmo em! O que vai fazer comigo? Perguntou. Vou gastar todo esse dinheiro com festas e muito luxo. Vou pensar respondeu Joaninha. O segundo pretendente foi o João Coelho. Vamos nos casar Dona Joaninha e ficaremos milionários. Vou multiplicar seu dinheiro. Outros pretendentes se aproximaram e ela foi ficando muito triste...Percebeu que todos só queriam o dinheiro e ninguém queria saber de servir a Deus e aos outros. Os pretendentes começaram a brigar por ela. Ela começou a chorar. De repente seu cachorro aproximou e disse. Dona Joaninha por que choras? Escutei seu choro enquanto passava por aqui perto e vim ver se precisava de alguma coisa. Quando ela olhou pra ele, os dois se apaixonaram. Ela disse: você não é daqui. Não estou em missão. Viajo por muitos lugares atrás de levar a palavra de Deus. Mas agora percebi que estou aqui por uma razão especial. Seus olhos tem um brilho e seu sorriso, ai, ai. Não tenho dinheiro, mas se quiser se casar comigo, podemos fazer  missões e levar a palavra de Deus. Quando os outros animais perceberam o que estava acontecendo começaram a dizer que ela ia se casar com eles. Dona Joaninha disse: Meu coração já tem dono. Meu coração é do Sr cachorro. Então ele exclamou: mas você tem tantos pretendentes melhores do que eu. Tenho tão pouco a Le oferecer. Ela respondeu. O senhor se acha o último mas é o primeiro, o meu escolhido. O casamento se realizou e foi uma grande festa. Com essa história a gente aprende que pra Deus o primeiro no seu coração e no céu é aquele que se fizer pequeno diante dos que se acham maiores. Devemos ser humildes. Devemos reconhecer que somos pecadores, falhos mas amar a Deus de todo coração. 

1 comentários:

Anônimo disse...

Missa copiada do catequisar...

Postar um comentário