sábado, 7 de junho de 2014

GRUPO DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS - PENTECOSTES



A paz do Menino Jesus! Hoje veremos a primeira sugestão pro grupinho de oração que a Tia Dani nos deixou junto com a Mobilização de Oração neste mês. Se ainda não viu a mobilização deste mês clique aqui .

GRUPO DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS

TEMA: Pentecostes



REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Após vivenciarmos o tempo pascal em nossa Igreja vamos celebrar Pentecostes. Relembrando: a Igreja viveu uma das festas mais importantes celebrando o tríduo Pascal, ou seja revivendo a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. No tempo de Jesus, 50 dias após sua ressurreição ele cumpre o que havia prometido aos apóstolos “não ficareis sozinhos, pois eu enviarei o meu Espírito Santo que vos conduzirá”. E assim foi feito de tal modo que estavam os discípulos estavam reunidos quando de repente o Espírito de Deus repousou sobre eles e estes ficaram cheios do Espírito Santo. A festa de pentecostes é para que revivamos aquele dia, ousando pedir a Deus que nos de o Batismo no Espírito Santo. É um convite a mergulharmos em águas mais profundas e nos entregarmos a ação do Espírito de Deus em nós.

            Nós precisamos desse mover do Espírito Santo em nossas vidas e mais que isso precisamos levar nossas crianças a conhecerem esse mover do Espírito em suas vidas e a partir de então serem mergulhadas no amor de Deus.

ORAÇÃO INICIAL: Inicie com o sinal da cruz e vá comentado que nós temos um Deus em três pessoas e que as três estão sempre conosco. O Pai é nosso criador, o Filho nosso Salvador e o Espírito Santo nosso Orientador. Em seguida reze a oração do Espírito Santo (Vinde Espírito Santo e enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra....).

EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO:Neste momento iremos fazer com as crianças um grande momento de efusão. Pergunte às crianças se elas são batizadas, se elas já viram fotos do seu batismo e explique a elas que quando somos batizados nós recebemos o Espírito Santo e que Ele fica guardado dentro de nós e nós temos que pedir pra Jesus movimentar o Espírito Santo em nós. Pergunte a elas se elas gostariam de sentir o Espírito Santo e diga a elas que agora vocês irão rezar pra que o Espírito Santo se mova dentro de vocês. Coloque elas sentadas no chão, em fila indiana. Peça que eles fechem os olhos e não se preocupe com o que está acontecendo em volta. Você vai conduzi-los por um passeio de barco, um passeio na Barca do Espírito Santo. Não irei colocar aqui tudo o que você deve falar porque o Espírito Santo te conduzirá, mas, você pode pedir que as crianças simulem o movimento de remar o barco e que imaginem como se tudo o que você falar estivesse acontecendo. Fale a elas que nossa vida é como esse barco e que nem sempre nossa vida é tranquila então, nosso barco chacoalha de um lado pro outro e agente fica com medo, mas então, Jesus manda o Espírito Santo pra nos ajudar a remar o nosso barco só que pra gente receber o Espírito Santo nós temos que pedir pra Jesus enviá-lo. Faça com que as crianças peçam o Espírito Santo e vá conduzindo uma oração de batismo, pedindo que seja feito um Pentecostes no grupinho. Vá falando que a gente arrepia, sente calafrio, sente como se estivéssemos voando, sentimos sono, sentimos o fogo dentro de nós, mas que tudo isso é o Espírito Santo agindo em nós. Lembre-as que o Espírito Santo toma conta do nosso ser e que começa a falar em nós e vá incentivando-as a orar em línguas. Diga a elas que o Espírito Santo está ajudando a gente a remar nosso barco e vá repetindo com elas: PRA FRENTE, PRA TRÁS, PRA FRENTE, PRA TRÁS,...


Tema da pregação: Elena Guerra

Quem é amigo da Eleninha Guerra, é amigo do Espírito Santo!

A Renovação Carismática através de seu movimento pentecostal nos aproxima constantemente de Deus. João Paulo II afirma isto aos líderes da RCC durante a Conferência de Fiuggi de 1998: “: “A Renovação Carismática Católica tem ajudado muitos cristãos a redescobrir a presença e o poder do Espírito Santo em suas vidas, na vida da Igreja Católica e do mundo”.E disse mais: “Estou convencido de que este movimento é um sinal de ação do Espírito Santo. (...)... Este movimento é um verdadeiro e importante componente na renovação total da Igreja, nesta renovação espiritual da Igreja” (aos membros do ICCRS, o Conselho Internacional da RCC, a 11/12/1979).

Se João Paulo II já estava convencido da importância do Espírito Santo, cabe a nós membros da Renovação Carismática Católica levantar esta bandeira e por onde passarmos disseminarmos esta cultura de pentecostes. Fomos criados por amor e para o amor (I Jo 4,16) e ao recebermos o sacramento do batismo,recebemos o Espírito Santo  e nos tornamos membros do Corpo de Cristo(1 Cor 12,13). Já se imaginou sem nenhum movimento? Pare por uns instantes e perceba o quanto é bom podermos nos movimentar - Deus nos quer em constante movimento e Ele quer que nos abramos aos dons que o Espírito Santo tem a nos conceder  e que estes dons frutifiquem cada vez mais.Cheios do Espírito Santo seremos pessoas melhores, por isso convido você a conhecer um pouco mais sobre Elena Guerra, a Apóstola do Espírito Santo.



Eleninha Guerra – apresentar a Eleninha e mostrar que ela carrega consigo uma bolsinha especial – falar sobre ela para que todos a conheçam e em seguida voltar a bolsinha.

Eleninha Guerra nasceu em Luca, na Itália. Ela e sua família eram pessoas muito religiosas. Frequentavam as missas, rezavam terços, guardavam os dias santos... E você, o que faz no domingo? Antes de ir se divertir você vai a missa? E nos dias santo (semana santa por exemplo) você viaja ou comemora com sua comunidade? Acontece que um dia um dia Elena Guerra ficou doente. Você já ficou doente?E de cama, Elena fazia apenas uma coisa: rezava – ela lia a palavra de Deus, ela conversava com ELE, ela rezava o terço... E sabem o que ela aprendeu lendo a palavra de Deus? Que Nela existem muitas histórias legais! Como a da rainha Ester – esta história é muito linda, para quem gosta de histórias sobre reis e rainhas então ficará encantado! Tem também a história do filho que vai embora e quando volta é recebido com uma bela festa! Nossa, tem tanta história bonita na Bíblia que me dá vontade de ficar um tempão com ela para que eu possa aprender sempre mais e assim ficar bem pertinho de Deus! Nesse período ela também ficava lendo livros escritos por alguns padres – padres ilumindos igual o Padre Leo, Padre Fábio, Padre Jonas...

Quando queremos contar para nossos amigos o que estamos fazendo e o que aprendemos usamos o telefone, o email ou mesmo as redes sociais (orkut, facebook, msn...) pois é, Elena Guerra gostava muito de conversar e partilhar sobre o  que aprendia nos livros e na palavra de Deus, então quando ela melhorou, criou a Associação das Amigas Espirituais e em seguida “Filhas de Maria”, assim ela poderia falar com seus amigos sobre Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Com 35 anos de idade Elena foi a Roma com seu pai Antônio, lá ela se encantou com tudo que viu e após as visitas as Catacumbas dos Mártires ela se decidiu que se consagraria, ia viver sua vida para Deus e se propôs a ouvir o que Deus queria para sua vida. Por onde ela passava, falava sobre o Espírito Santo e sobre sua experiência com Deus.

Tempos depois Elena funda a Congregação das Irmãs de Santa Zita e lá estudou uma aluna muito aplicada que tempos depois seria reconhecida como Santa: Santa Gemma Galgani; ela filha de uma família muito religiosa, perdeu a mãe aos 7 anos, o pai aos 18 e por ser muito firme na oração, tinha momentos de profundaintimidade com Deus e por duas vezes ficou 18 meses sentindo os estigmas de Jesus. É isso mesmo, Santa Gemma sentia as dores nas mãos, nos pés, na cabeça – lugares onde Jesus foi ferido! Elena Guerra, por ser muito íntima com Deus pôde também ensinar muitos a serem amigos Dele.E foi isso que aconteceu com Santa Gemma.

Mas Elena Guerra não se conteve, sentiu um desejo ainda maior de falar sobre Deus às pessoas e assim começou a escrever secretamente ao Papa Leão XIII falando sobre a importância de todos conhecerem e amarem o Espírito Santo. Nas cartas não havia nenhuma novidade, apenas um desejo ardente de que o Espírito Santo fosse mais conhecido por todos.

De tanto escrever ao Papa, 11 anos depois, ele a recebe em uma audiência e a encoraja a seguir em frente com o apostolado em causa do Espírito Santo e a autoriza a mudar o nome de sua Congregação para as Oblatas do Espírito Santo –  assim sua congregação teria a cara de sua missão e desde então ela se dedica ainda mais a causa do Espírito Santo. Com 78 anos de idade, Elena Guerra morre com o desejo de que todos valorizem a importancia do Espírito Santo –Ele que nos torna mais dóceis a sua ação para que assim sigamos seus impulsos buscando a Santidade.

Elena Guerra seguiu sua vida movida pela ação do Espírito Santo e exerceu os dons do espírito na busca da Santidade. Ela foi reconhecida Beata depois de 45 anos de sua morte e hoje  54 anos depois, após alguns milagres, ela está em processo de Santificação. Com ela aprendemos muito em como buscar a Santidade e por isso quero ensiná-los sobre o que a faz tão especial:


 PREGAÇÃO

Viram que Eleninha possui uma bolsinha? E sabe  o que ela representa? Nosso sustento para vida moral: os dons do Espírito Santo, os quais nos ajudarão em nosso processo de santidade. Ela possuía uma bolsinha semelhante a esta e por onde ia, levava sua bolsinha, porém sua bolsinha possui muitas cores e muitos segredos...

·         Bolsinha AMARELA (com duas crianças): dom da sabedoria – nela Eleninha guarda a receita de como ser sábio aos olhos de Deus: amando os coleguinhas, tendo fé inabalável, sabendo ser caridoso, sabendo reconhecer a importancia de nossa Igreja e também a sermos sábios suficientemente para renunciarmos o mal e a querermos seguir pelo caminho do bem. Deus nos ama muito e quer que sejamos sábios. Então repitam comigo: Espírito Santo dê-me o dom da Sabedoria! “Pai santo, em nome de Jesus, manda seu espírito para renovar o mundo!”

·         Bolsinha PRETA (com eucaristia e Jesus dentro do bolsinho): dom da Inteligência – com ela entendemos sem que ninguém precise nos explicar, ou seja, quem tem o dom da inteligência consegue olhar a hóstia e ver Jesus. E mais, consegue tirar-nos a cegueira e nos dar uma visão espiritual para que possamos entender as coisas relacionadas a nossa igreja com o coração e a renunciarmos aquilo que não vem de Deus. Que o dom da inteligência nos ajude a ficar bem longe do pecado!Então repitam comigo: Espírito Santo dê-me o dom da Inteligência! “Pai santo, em nome de Jesus, manda seu espírito para renovar o mundo!”

·         Bolsinha VERMELHA (com Jesus na cruz e no pensamento): dom do conselho – nesta bolsinha está a receita que nos equilibra para agirmos conforme a vontade de DEUS. Nela aprendemos a separar o certo do errado e com ela caminharemos com segurança. E sabe como podemos fazer isso? Guardando no nosso coração esta perguntinha: “Se eu fosse Jesus, o que eu faria nesta ou naquela situação?” Com Jesus e o dom do conselho falaremos e agiremos com a segurança de estarmos em Deus.Então repitam comigo: Espírito Santo dê-me o dom do Conselho! “Pai santo, em nome de Jesus, manda seu espírito para renovar o mundo!”

·         Bolsinha VERDE (com Deus Pai): dom da ciência – com esta bolsinha Eleninha quer nos ensinar que quem tem o dom da ciência reconhece Deus como o CRIADOR de todas as coisas e O valoriza muito mais do que as suas criações. Tudo que Deus criou é muito bom, mas ELE quer que estejamos juntos louvando por sua criação e de olhos voltados a ELE praticando o bem. Vamos adorar somente a Deus e cuidar de suas criações.  Então se você acredita que Deus é o criador de todas as coisas repita comigo: Espírito Santo dê-me o dom da Ciência! “Pai santo, em nome de Jesus, manda seu espírito para renovar o mundo!”

·         Bolsinha BRANCA(criança rezando): dom da fortaleza – com este dom o Espírito Santo nos ajuda a deixar nossas vontades para agirmos conforme a vontade de Deus buscando a Santidade. Ser forte em Deus para suportar todas as dificuldades e as tribulações que vamos enfrentar. Quem já experimentou a dor de perder um parente muito querido? Quem conhece alguém que bebe muito? Pois é, este dom nos ajuda a enfrentar estas situações perseverando na oração.Você quer receber o dom da Fortaleza? Então repita comigo: Espírito Santo dê-me o dom da Fortaleza! “Pai santo, em nome de Jesus, manda seu espírito para renovar o mundo!”

·         Bolsinha AMARELA(com coração e sol): dom de temor a Deus – Será que este dom nos ensina a ter “medo” de Deus? Não! Ele nos ensina que Deus nos ama tanto que espera que também façamos tudo por amor a ELE. Temos que pensar em tudo que estamos fazendo: será que o que estou fazendo, estou agradando Deus? É isso! Deus quer ser muito amado por nós, afinal seu amor por cada um de nós é infinito! Quer ficar cheio do dom de temor a Deus?Então repita comigo: Espírito Santo dê-me o dom de temor a Deus! “Pai santo, em nome de Jesus, manda seu espírito para renovar o mundo!”

·         Bolsinha AZUL(com igreja): dom da piedade – esta bolsinha é a mais importante dentre todas as outras, sabem por que? Porque não adianta eu ser sábio, inteligente, prudente, ter o dom da ciência, ser forte, temer a Deus se eu não vivo tudo isso com piedade na minha comunidade! Ser piedoso é entender que somos mesmo filhos de Deus e que temos que viver fraternalmente. Todos somos iguais aos olhos de Deus e teremos que exercer nossos dons na comunidade. Nela aprenderemos a perdoar nossos coleguinhas quando acharmos que algo está errado, nela vamos aprender a amar mais. O dom da piedade nos possibilita estarmos juntos dos irmãos amando-os sem distinção! E se você quer buscar a santidade peça também o dom da Piedade: Espírito Santo dê-me o dom da Piedade! “Pai santo, em nome de Jesus, manda seu espírito para renovar o mundo!”



Assim, encerramos este momento tão sublime onde o mais importante é ensinar as crianças que quem está próximo ao Espírito Santo, busca ser santo!

Quem é amigo da Eleninha Guerra, é amigo do Espírito Santo!



ORAÇÃO FINAL: Agradeça a Deus pelo Espírito Santo que nos conduz e nos move para estarmos sempre no caminho do bem.

Aqui tem criança, aqui tem fogo!

0 comentários:

Postar um comentário