A paz do Menino Jesus, hoje mais uma sugestão para o grupinho de oração deixado pela Tia Dani junto com a Mobilização de Oração ( clique aqui )
TEMA: Festa Junina
REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Existem duas explicações sobre a festa Junina. A primeira delas afirma, pela lógica, que o termo surgiu devido às festividades do mês de Junho. A segunda defende que a festa teve origem em países católicos da Europa, em homenagem a São João, a qual já foi denominada Joanina. Alguns historiadores acreditam que a festa Junina, nesse formato que conhecemos hoje, teve origem nas festas dos Santos populares em Portugal, principalmente Santo Antônio, São João e São Pedro.
As festividades Juninas foram trazidas para o Brasil pelos Portugueses na época que o país foi colonizado e governado por Portugal, denominado período colonial, rapidamente foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
Após sua origem e durante o decorrer do tempo a festa Junina incorporou influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. As quadrilhas típicas foram influenciadas pela dança marcada, peculiar das danças nobres da França. Da península Ibérica vieram as danças de fitas, também muito comum em Portugal e Espanha. Os fogos de artifício vieram da cultura Chinesa, de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Elementos culturais, estes que misturaram-se aos aspectos culturais brasileiros e adquiriram características particulares de cada região do Brasil.
A festa junina é comemorada de norte a sul do Brasil, embora tenha maior expressão no nordeste. Além de alegrar o povo da região, essas festas representam um crescimento na economia, pois muitos turistas visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos.
No Nordeste, região árida, onde a seca é um problema grave, a população agradece anualmente a São João, Santo Antônio e São Pedro pela chuva caída nas lavouras. Em razão da época da colheita do milho coincidir com a festividade integram a tradição comidas feitas com milho, como pamonha, cural, milho cozido, canjica, bolo, pipoca. Além das receitas com milho, fazem parte do cardápio junino arroz doce, bolo de amendoim, amendoim com chocolate, bom bocado, broa, bolo de fubá, cocada, pé de moleque e muito mais.
O mês de Junho é marcado por tradições, as fogueiras servem como centro para a quadrilha e até batismos de fogueira são feitos. Os balões, cada vez mais raros em função das leis ambientais que os proíbem devido aos riscos de incêndio, também compõem o cenário junino.
Na região Sudeste é bem comum a prática de quermesses, são festas populares realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Muitas barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes fazem parte da composição do cenário das quermesses, geralmente a quadrilha ocorre durante toda a festa.
Obs.: Hoje nosso grupinho vai ser uma festa... em cada momento do grupinho as crianças vão construir algum símbolo das festas juninas, as crianças vão adorar. O que for construído pode ser usado como decoração da salinha, ou até mesmo das barraquinhas de sua paróquia, se tiver.
ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Acolha as crianças com um belo sorriso e um abraço, expresse muito amor e carinho por elas, permita que elas se sintam bem vindas e amadas. Cantar a música (o forrózinho) dos Pescadores Kids, ou uma música adequada ao tema e a idade das crianças e deixe tocar enquanto elas chegam e se acomodam. Rezem o terço com as crianças de uma maneira divertida e envolvente.



PREGAÇÃO: Pegue algumas imagens de festa Junina, fotos, recortes de revista, ou até mesmo imagens da internet, e utilize-as como ilustração da história sobre as festas Juninas. Você pode prender as imagens em um varal/barbante com o auxílio de prendedores.
Comece a história.
Quem aqui já foi em alguma festa Junina? As festividades dessa época foram criadas para homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro, surgiram lá na Europa e os Portugueses quando chegaram ao Brasil em mais ou menos 1500 trouxeram essa tradição para nosso país.
Vocês sabiam que de norte ao sul do Brasil, as pessoas realizam festas juninas? Cada uma com a carinha do seu estado. Muitos turistas visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos.
A época que se colhe o milho é a mesma das festanças, por isso, temos tantas comidas de milho. Elas são chamadas de comidas típicas de festa junina. Quem sabe algum exemplo de comida de festa junina feita com milho? (Deixe que eles falem e participem da história). Temos a pamonha, o cural, milho cozido, canjica, bolo, pipoca.
Ah! Mas não é só de milho que fazemos as comidas típicas de festa junina. Quem sabe outro alimento muito comum nessa época? (Deixe que eles falem). Temos o arroz doce, bolo de amendoim, amendoim com chocolate, bom bocado, broa, bolo de fubá, cocada, pé de moleque, bolo de cenoura com chocolate e muito mais.
No Sudeste (região de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) é bem comum a prática de quermesses, são festas populares realizadas por várias comunidades.
Nós conhecemos as quermesses como barraquinhas, aqui em Uberlândia temos as barraquinhas da São Paulo, da Santo Agostinho, da Nossa Senhora Aparecida, cada paróquia faz uma festa diferente.
As pessoas da comunidade montão muitas barraquinhas com comidas típicas e algumas brincadeiras para animar os visitantes. Tem muita música, bingo, leilão, um montão de coisa legal. Geralmente a quadrilha ocorre durante toda a festa.
Mas sabem crianças o que é mais bonito nesta festança? È vermos a comunidade unida. Todos trabalham juntos para oferecer o melhor de si para a Igreja. Homenageando os santos nós também relembramos suas histórias de vida para que possamos nos espelhar neles e procurar ter uma vida mais santa a caminho do céu.
ATIVIDADE: A atividade deve ser menor um pouco, pois em todos os outros momentos as crianças desenvolveram alguma atividade, e consequentemente, foi gasto maior tempo.
A tia Robertinha depois de tanta festança ficou com uma fome... Vamos ajudá-la a encontrar um lanche bem gostoso? O que será que ela vai querer? Depois de traçar o caminho que a Tia Robertinha vai percorrer, podemos colorir este desenho.
Ou, podemos ainda, colorir a quadrilha de Aninha e Joãozinho
ORAÇÃO FINAL: Vamos agradecer ao Papai do Céu por essa festa que foi nosso grupinho hoje, vamos rezar a oração do Pai Nosso e da Ave Maria gesticulados. Rezar a oração do Santo Anjo. Estivemos e estaremos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
0 comentários:
Postar um comentário