terça-feira, 24 de junho de 2014

Natividade de São João Batista

No dia de hoje a igreja comemora a natividade de João Batista. O padre Olimar nesta manhã preparou uma liturgia linda e teve até apresentação com um cantor que tinha um lindo bebê no colo representando o nascimento de João. Coisas de padre Olimar... Ele é mesmo um servo cuidadoso com as coisas de Deus. Delicadeza pura! Com suas ações delicadas nos aproximamos de Deus e é isso que Ele espera também de nós. 
Ainda hoje o Papa Francisco falou muito bonito sobre a data que se comemora e quero partilhar com vocês. No texto o Papa fala sobre as vocações de João Batista:
  1. João Batista preparou a vinda do Senhor O Papa ressaltou que João preparava o caminho para Jesus sem tomar nada para si; suas palavras chegavam ao coração. “Talvez, tenha tido a tentação de acreditar que fosse importante, mas não caiu nessa tentação”.
  2. João Discerniu quem é Ele o profeta distinguiu, entre tantas pessoas boas, quem era o Senhor. O Espírito Santo lhe fez essa revelação e ele teve a coragem de anunciar: ‘Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo’
  3. Se fez pequeno para que Ele crescesse - A vida do profeta reduziu-se, diminui-se para que o Senhor crescesse.
E o Papa encerra dizendo: “Um cristão não anuncia a si mesmo, anuncia outro, prepara o caminho para outro: o Senhor. Um cristão deve saber discernir, deve conhecer como discernir a verdade daquilo que parece verdade e não é: homem de discernimento. E um cristão deve ser homem que saiba se diminuir para que o Senhor cresça no coração e na alma dos outros”.
Abaixo coloco na íntegra o texto, mas peço a Deus que permaneçamos unidos na oração para que juntos consigamos fazer aquilo que Deus quer.
Fiquem na paz!

Tia Samantta - Coordenadora Diocesana Min. para Crianças de Uberlândia.
 

Papa destaca vocações de João Batista, 

modelo para o cristão

TERÇA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2014, 7H14
 
Santo Padre disse que o cristão deve saber preparar o caminho para o Senhor, discernir quem é Ele e diminuir-se para que Ele cresça

Um cristão não anuncia a si mesmo, mas o Senhor. Este foi o ensinamento do Papa Francisco, na Missa celebrada nesta terça-feira, 24, na Casa Santa Marta, dia em que a Igreja celebra a solenidade do nascimento de São João Batista. O Santo Padre se concentrou nas três vocações do maior entre os profetas: preparar, discernir e diminuir.
Preparar a vinda do Senhor, discernir quem é Ele e diminuir-se para que Ele cresça. Essas foram as três atitudes que Francisco indicou em relação a João Batista, modelo sempre atual para os cristãos. O Papa ressaltou que João preparava o caminho para Jesus sem tomar nada para si; suas palavras chegavam ao coração. “Talvez, tenha tido a tentação de acreditar que fosse importante, mas não caiu nessa tentação”.
A segunda vocação do profeta foi distinguir, entre tantas pessoas boas, quem era o Senhor. O Espírito Santo lhe fez essa revelação e ele teve a coragem de anunciar: ‘Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo’.
A terceira vocação de João Batista de que o Papa falou foi a de diminuir. A vida do profeta reduziu-se, diminui-se para que o Senhor crescesse. Essa foi, segundo o Pontífice, a etapa mais difícil de João, porque o Senhor tinha um estilo que ele não tinha imaginado. Tanto que, no cárcere, ele sofreu a escuridão da cela e do coração.
“A humilhação de João é dupla: a humilhação da sua morte, como preço de um capricho, mas também humilhação da escuridão da alma. João, que soube esperar Jesus, que soube discerni-Lo, agora O vê distante. Aquela promessa se afastou. E termina sozinho, na escuridão, na humilhação. Termina sozinho, porque se aniquilou para que o Senhor crescesse.”
Francisco acrescentou que, mesmo vendo sua humilhação, João Batista estava com o coração em paz. Ele concluiu dizendo que essas são também as três vocações de um homem, de um cristão.
“Um cristão não anuncia a si mesmo, anuncia outro, prepara o caminho para outro: o Senhor. Um cristão deve saber discernir, deve conhecer como discernir a verdade daquilo que parece verdade e não é: homem de discernimento. E um cristão deve ser homem que saiba se diminuir para que o Senhor cresça no coração e na alma dos outros”.

Fonte: http://papa.cancaonova.com/papa-destaca-vocacoes-de-joao-batista-modelo-para-o-cristao/  
 

Fonte: http://www.amiguinhosdedeus.com/2014/06/sao-joao-batista-para-colorir.html


0 comentários:

Postar um comentário