sábado, 12 de julho de 2014

GRUPINHO DE ORAÇÃO - AMOR DE DEUS



 A paz do menino Jesus! Hoje o grupinho de oração que a Tia Dani deixou para nós junto com a mobilização de oração deste mês. ( clique aqui ) para levarmos as nossas crianças também a estar intercedendo pela RCC, uma pelas outras.

TEMA: Amor de Deus

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Amado coordenador, nossas crianças precisam de atenção, elas não pedem muito. Se rezarmos e preparamos o encontro com antecedência, se realmente assumirmos nosso papel de coordenador (aquele que zela, cuida, jejua, ora, ouve e lê a palavra de Deus) a graça acontecerá. Prepare tudo com carinho e não se esqueça que você também é uma joia rara de Deus.
Deus te abençoe e te de firmeza no seu sim de evangelizar as crianças!

ACOLHIDA: Receba as crianças com abraços, se interesse pelo dia delas, pela família, deixe-as falar e, a partir da fala de cada uma você começará a oração inicial intercedendo por aquilo que foi colocado. Ainda na acolhida cante músicas como: “boa noite como vai você”, “amigo que bom que você veio” e outras para que as crianças interajam umas com as outras.

ORAÇÃO INICIAL: Esse é o momento de cantar o sinal da cruz invocar um Deus Pai Criador, o Filho Salvador e o Espírito Santo que nos conduz ao céu. Lembrando que é único Deus em três pessoas. Nesse momento também pedimos a intercessão de Maria. Podemos fazer varetas com carinhas diversas (feliz, triste, brava, nervosa, alegre, medrosa... pregadas em palito de picolé) e entregar no coração de Maria como nossos pais estão, como nós estamos. E se a criança entrega um pai bravo então vamos pedir para que Maria visite seu coração e o acalme e ir pedindo de acordo com a necessidade de cada criança.

EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO: Incentive as crianças a pedirem a presença do Espírito Santo. Diga que Ele é nosso amigo, mora dentro do nosso coração, que Ele nos ajuda a fazer as escolhas certas e chegar ao caminho que nos leva para o céu. Precisamos pedir o Espírito Santo todos os dias e em todos os momentos. Sabe aquele momento que nosso pai está bravo, ou que estamos triste ou até mesmo feliz, então devemos pedir o Espírito Santo. Cante o “pede pede por exemplo. (Talvez neste momento não tenha muito recursos visuais, mas a oração tem que ser incentivada e o momento tem que acontecer).

LOUVOR: Ensine as crianças que louvar é elogiar e temos 3 pesssoas para elogiar o Pai Criador, o Filho Salvador e o Espírito Santo Santificador. (Faça em desenho ou lâminas a figura do Pai, do filho e do Espirito Santo.) Então incentive a louvar pelo Pai, (Pai eu te louvo porque você criou a árvore que nos alimenta), depois pelo filho (Jesus eu te louvo porque você nos ensina a seguir os mandamentos que o Pai nos deu) e por último o Espírito Santo (Espírito Santo te louvo porque você me conduz ao céu). Comece com louvores mais fáceis, mas com o passar do tempo precisamos incentivar nossas crianças a ir além, a dar verdadeiro sentido de: “por que estamos louvando por aquilo?  Ou: Qual é a real importância que isso tem na minha vida?

PREGAÇÃO: Crianças vou falar para você sobre o Pai Criador (mostrar uma imagem, foto ou lâmina ou até mesmo um recurso em EVA). Imaginem só o amor de Deus é tão grande que se parece com o sol (mostrar o sol). Ah o sol nos ilumina, nos aquece, é grande, ninguém pode ligar ou desligar o sol (mesmo que haja noite o sol continua lá), o sol também entra quando deixamos uma fresta pequena na janela e ao amanhecer ele entra e nos acordar com seu brilho em nosso olho. O amor de Deus também é assim, é grande, forte, nos aquece, ninguém liga ou desliga , está sempre perto de nós e se deixarmos uma fresta pequena em nosso coração esse amor entra. Mas o amor de Deus é tão grande, tão grande que criou a borboleta, as aves, o mosquito, a barata, o tubarão, as plantas (mostre imagens, de importância a cada obra, imite alguns bichos).  Pois é Deus criou tudo isso, mas Ele fez mais, algo muito especial, uma jóia rara (pegue uma caixa de jóia vermelha coloque um espelho dentro e faça um embrulho amarelo por fora da caixa vermelha). Essa jóia é tão rara, tão linda, tão especial que Ele embrulhou no Seu amor (valorize o embrulho quando for falar retire o papel amarelo, mostrando a caixa vermelha) e além de embrulhar no Seu amor também envolveu, lavou, deu todo sangue de Seu Filho para essa jóia. É a jóia mais cara de todo mundo, você querem conhecer essa jóia? (As crianças ficarão empolgadas querendo saber o que tem lá dentro, então mostre a cada uma que é uma jóia linda, que é a obra mais rara que Deus fez, mostre e elogie cada um que olha). Essa jóia foi feita a imagem e semelhança de Deus (mostrar a lâmina de Deus Pai com uma criança no colo), tem o rostinho de Deus, essa jóia é cada um de nós e por isso devemos respeitar nosso colega, devemos cuidar e não bater, brigar, responder, xingar (falar mal), porque nosso amigo, colega, papai e mamãe é imagem e semelhança de Deus e quando ofendemos nossos irmãos ofendemos ao próprio Deus. Agora olha para o lado, olha para o outro a obra de Deus não é linda? É linda, é perfeita, temos a cara do Pai (se quiser pode cantar “você é um amorzinho” ou outro música que fala de amor de Deus).

ATIVIDADE: Colorir a menina e o menino que refletem a imagem de Deus deixe as crianças enfeitar o desenho como quiserem e cole um papel duro fazendo tipo uma moldura para que assim eles usem como quadro em casa e se lembrem que elas são obra prima de Deus.





ORAÇÃO FINAL: Termine o grupinho com a intercessão do Anjo da Guarda e despeça com a mesma alegria que os recebeu. Faça o sinal da cruz, afinal estamos terminando um encontro. Deseje uma boa semana e que eles possam ir acompanhados de Deus para casa. Pode se também perguntar quem gostou do grupinho.




0 comentários:

Postar um comentário