sexta-feira, 11 de julho de 2014

MISSA - 15º DOMINGO COMUM



MISSA - 15º DOMINGO COMUM

Acolhida
Com: A santa missa vai começar abra bem o seu coração.. Bom dia! Que bom que vamos começar mais uma festa. Hoje é dia de semear... Somos convidados a levar a palavra de Deus aonde formos.Devemos levar  amor e o respeito ao próximo. Em pé e com alegria iniciemos acolhendo o padre....cantando

Ato penitencial:
Com: (usar coração com flores e outro com espinhos) Crianças Deus nos dá um coração lindo como esse. A medida que amamos e seguimos seus passos nosso coração frutifica.(mostrar o coração do jardim) mas quando pecamos é como se nosso coração se enchesse de espinhos e sufoca as palavras de Deus em nós. A mentira, a raiva, o ódio, a inveja deixam nosso coração triste. Vocês querem um coração cheio de espinhos ou dando frutos como este? Então vamos pedir perdão ....

Liturgia da palavra
Com: É hora de escutarmos com atenção. Que nosso coração seja terra fértil.
( 1° leitura: Is 55,10-11 - Salmo: Sl 64 - 2°leitura: Rm 8,18-23)

Evangelho
Com: A semente caiu em terra boa e deu fruto.Oba que bom. Em pé cantemos e aclamemos o santo evangelho. (Mt 13,1-23)

 Homilia:

Materiais necessários para o teatro:
- Árvore Simbólica em EVA –
- Frutos produzidos em EVA

Zezinho: Ah, eu não entendi nadinha do evangelho de hoje... 
Patrícia: Calma Zezinho eu acho que posso te ajudar . Mas primeiro  bom dia né...Sabe o que é Zezinho hoje no Evangelho Jesus nos contou uma parábola. 
Zezinho: Parabola ?? Que que é isso ??? 
Patrícia: Crianças quem sabe o que é uma parabola ? Vamos ajudar o Zezinho
(deixar algumas crianças falarem...)
Parábola é uma historinha que Jesus gosta muito de nos contar para nos ensinar alguma coisa. 
Zezinho: Ah... quer dizer que parabola é uma historinha...  E o que Jesus quis nos ensinar com a parabola de hoje? Eu fiquei um pouco confuso!! 
Patrícia: Zezinho Jesus quer falar pra nós que temos que ter um coraçãozinho bem aberto para receber e guardar a palavra de Deus para depois colher os frutos, é tipo assim: quando o lavrador lá na roça planta alguma coisa o que ele quer ver depois de um tempo que ele plantou?... 
Zezinho: Bom se ele planta ele vai querer colher alguma coisa.  É claro ! 
Patrícia: Então Zezinho Jesus quis nos dizer que Ele veio ao mundo para plantar através de seus ensinamentos uma sementinha em cada coração. 
Zezinho: Plantar no meu coração??? Como assim???....
Patrícia: É Zezinho, e assim como o lavrador espera colher os frutos do que plantou assim também Jesus quer colher os frutos dos Teus ensinamentos. 
Zezinho: Explica melhor que confundiu tudinho aqui dentro da minha cabecinha... 
Patrícia: Tem gente que ouve os ensinamentos de Deus até acha bonito, legal, mas depois esquece e na sua vida não pratica aquilo que ouviu. 
Zezinho: Então eu acho que esta pessoa não dará os frutos que Jesus quer colher. 
Patrícia: Muito bem Zezinho. A semente da palavra de Deus caiu no coração, mas não produziu frutos ali. 
Zezinho: Mas espera aí... Que frutos são estes ?? Manga, Laranja, Maça???
Patrícia: Não, olha só vamos convidar as crianças para nos ajudar a colher os frutos dos ensinamentos de Jesus?
Qual será os frutos que Jesus quer que nós produzimos?( pensei em montar uma pequena árvore com alguns frutos tipo bolinhas de isopor e os respectivos nomes abaixo.)
Amor aos irmãozinhos, alegria, paz, paciência, bondade, lealdade, mansidão, caridade, obediência ao papai e a mamãe, amizade, perdão 
Patrícia: Sabe o que é Zezinho, Jesus é nosso pai e um pai quer que seu filho seja muiiiiiiito feliz! Ele sabe que só seremos felizes quando praticarmos o bem e produzirmos frutos através das sementinhas semeadas nos lugares bons...E tem mais, na vida há algumas pessoas que semeiam flores e descobrem belezas, perfumes,frutos e outros que semeiam espinhos e se ferem nas pontas agudas. Ninguém vive sem semear, seja o bem, seja o mal. Mas feliz daquele que por onde passa deixa sementes de amor, de bondade, de flores...Nunca se esqueça disso.
Zezinho: Que legal... Até que deu pra entender mesmo...De hoje em diante irei prestar bem atenção em todas as parábolas contadas por Jesus e ajudar a semear esse sementinha no coração de cada irmãozinho, continuando a vir a missa todos os domingos dando exemplo para meus coleguinhas, participar da catequese, fazendo orações todos os dias antes de deitar e levantar.... E voces crianças entenderam o que Jesus quis nos ensinar hoje ? 
Patrícia: Que bom que todos prestaram atenção em tudo isso, mas agora vamos fazer uma oração juntos, todos repetem comigo de joelhos: “Querido amigo Jesus, prepara o meu coração, para receber sua sementes, que ele seja terra boa transformando em lindos frutos tudo o que for semeado, fazendo do meu coração uma linda plantação de paz, amor e união. Amém!!!


0 comentários:

Postar um comentário