quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS



SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS

Espírito Santo E SUA FUNÇÃO.

Acolhida:  Acolha as crianças com amor e alegria. Reze um pai nosso e uma Ave- Maria gesticulado.
Pregação:  Boa noite! Como vão vocês? Vocês estão felizes? Muito bem. Tenho uma pergunta para fazer: quem aqui sabe o que quer ser quando crescer? (deixe que respondam e falem o por que da escolha). Vamos lá. Todas as coisas e as pessoas tem uma função no mundo e precisam cumprir essa função. O médico (mostrar imagem) qual sua função?  Tratar os doentes, levar a cura. O professor? Ensinar. O lixeiro? Esse tem a função importante de retirar o lixo para manter a cidade limpa e longe de doenças. Qual a função do fósforo? Produzir fogo. Essa é difícil, quem sabe a função de uma flor? Perfumar o ambiente, dar comida as abelhas e outros insetos... Então vocês concordam comigo tudo tem função?
 Bom, vocês estão numa novena sobre o Espírito Santo de Deus e já aprenderam que nós o recebemos no nosso batismo, que ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e agora vamos entender qual é a função do Espírito Santo. Quem sabe me responder? (deixa eles falarem vai acolhendo o que for certo e errado pra ter uma noção do que suas crianças realmente sabem) (prepare frases com a parte principal da função e ilustre as outras partes com figuras ou dinâmicas)
Função numero 01: Transformar nosso coração (dinâmica da pedra) Quando nascemos ganhamos de Deus um coração manso e humilde, mas, vamos crescendo e deixamos nosso coração ficar duro, rancoroso, triste...
Função 02: prepara a igreja para receber Jesus. Assim como uma noiva que espera pelo noivo, se arruma, se perfuma, assim somos nós a espera de Jesus. Devemos nos lavar do pecado, limpar nosso coração, deixar o espírito de Deus exalar o perfume de Deus em nós. Só assim somos capazes de declarar que Jesus Cristo é o Senhor.
Função 03: nos conduzir ao céu. O Espírito santo age em nós para que nós sigamos os passos de Cristo Jesus. Sem ele não temos certeza do que é certo e errado e ficamos perdidos  pelo caminho.
O Espírito Santo infunde em nós dons especiais e oferecemos frutos de amor, paz, alegria, mansidão.... sua ação em nós é para ser percebida, tem que refletir em nosso olhar e em nossa vida, assim como todos que viam Maria percebiam nela o Espírito de Deus. Nosso corpo precisa ser testemunha do Espírito que habita em nós. A sombra de Pedro curava(atos 5,15) pois ele estava cheio do Espírito de Deus. E nós o que temos feito com o Espírito que habita em nós?
LOUVOR:  Fazer um louvor pela ação do Espírito Santo em nós. Conduza as crianças a louvarem o Espírito Santo pelo que Ele faz em cada uma delas. Prepare um cartaz com um desenho que represente o Espírito Santo e espaços em branco. A medida que as crianças forem louvando vá escrevendo no cartaz . Ao final reflita com elas tudo o que elas falaram do Espírito Santo. Exemplo de louvor para o Espírito Santo: Eu te louvo Espírito Santo porque me dá a paz. Eu te louvo Espírito Santo porque me ajuda a escolher as coisas certas....




  

Me da a paz!                    Me dá sabedoria!

Me conduz!                           Me orienta!


Louvado seja o Espírito Santo!!!







Atividades do dia: Colorir  o Samuelzinho em seguida o FOGUINHO do Espírito Santo. Vá conversando com as crianças lembrando que como o Samuelzinho elas também tem o foguinho dentro delas.

0 comentários:

Postar um comentário